Maceió inicia aplicação da dose de reforço com intervalo de 120 dias

Publicado em 20/12/2021, às 17h12
Secom Maceió -

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió inicia nesta segunda-feira (20) a aplicação da dose de reforço das vacinas contra a Covid-19 com intervalo reduzido de 120 dias contados a partir da data de aplicação da segunda dose das vacinas Aztrazeneca, Coronavac ou Pfizer. A medida segue determinação do Ministério da Saúde, conforme a NOTA TÉCNICA Nº 65/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS.

LEIA TAMBÉM

A dose de reforço com intervalo reduzido para 120 dias é direcionada a todas as pessoas com mais de 18 anos de idade e deve ser administrada a partir de 120 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina da Pfizer será utilizada como dose de reforço em pessoas vacinadas com os imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. "A opção por essa vacina levou em consideração o aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, os imunobiológicos da Janssen e AstraZeneca também poderão ser utilizados na dose de reforço", afirma nota do Ministério.

Quarta dose para imunocomprometidos - A nota técnica também normatiza a administração da quarta dose para pessoas imunocomprometidas, ou seja, os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional). Este público deve tomar a quarta dose a partir de 120 dias após a última dose do esquema vacinal – terceira dose, independente do imunizante aplicado. Para a quarta dose, segundo orientação técnica, a vacina a ser administrada é preferencialmente a Pfizer.

Quem são as pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidos)?

Documentos necessários

Para se vacinar, pessoas com 18 anos ou mais que vão tomar a dose de reforço devem apresentar documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior ou certificado de vacinação emitido na página do Conecte SUS.

A Secretaria de Saúde de Maceió reforça que em decorrência da queda temporária do sistema do Ministério da Saúde não é possível, neste momento, emitir a segunda via do cartão de vacinação sem que haja pelo menos um print do certificado de vacinação com os dados das etapas anteriores.

Documentos necessários para pessoas imunocomprometidas

Confira a lista de drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre após se chocar de frente contra árvore na Av. Durval de Góes Monteiro Ônibus do Sine será levado ao Jacintinho na quinta-feira (16) Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó