Maceió está entre as capitais que ofertaram maior reajuste salarial

Publicado em 11/07/2018, às 16h42

Redação

A proposta de 3% de reajuste salarial ofertado pela Prefeitura de Maceió aos servidores municipais é o maior índice ofertado ao funcionalismo público entre as capitais brasileiras. Devido à crise financeira em que se encontra o País, além de Maceió, apenas oito capitais concederam aumento aos servidores este ano e nenhuma superou os três pontos percentuais. 

De acordo com o Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac), são elas: Recife (1,81%), Fortaleza (2,95%), Palmas (2,07%), Vitória (3%), Florianópolis (2%) e Boa Vista (2,95%). Teresina e Belém seguem a proposta da capital alagoana e também ofereceram 3% de aumento. Em Maceió, os servidores cobram mais de 15% de reajuste, o que para os gestores, é um percentual muito acima do que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) permite. 

“A proposta feita este ano é a maior que pudemos ofertar, tendo em vista a queda da arrecadação, o aumento das despesas do município e a própria LRF. Nossa prioridade ainda é o pagamento da folha salarial em dia e a concessão de benefícios e direitos que sejam sustentáveis para as contas públicas”, comentou o secretário de Gestão, Reinaldo Braga. 

De acordo com o Município, desde 2013 os servidores tiveram um ganho acumulado de 26,5%.  Em 2013, a Prefeitura concedeu reajuste de 9%; em 2014, 7%; em 2015, 6%, e em 2016, 4,5%. Além disso, existe o chamado crescimento vegetativo da folha, que acompanha a carreira dos servidores e o anuênio, que fica em torno de 3,5% ao ano. 

“O Município não deixou de implantar as progressões por titulação, as insalubridades e o 1% de anuênio. Temos que administrar a cidade tendo como base a responsabilidade fiscal e o compromisso com os servidores e com todos os maceioenses, fazendo a cidade funcionar e mantendo a oferta de serviços à população”, ponderou o secretário.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara