Maceió: Câmara aprova lei que regulamenta clubes e estandes de tiros, e lojas de materiais bélicos

Publicado em 03/08/2022, às 11h55
Arquivo/Câmara Municipal de Maceió -

Dicom/Câmara Municipal de Maceió

O retorno das atividades parlamentares na Câmara Municipal de Maceió, na última terça-feira (2), foi marcado pela aprovação de um Projeto de Lei que regulamentou o funcionamento do clubes de tiros, estandes de tiros e lojas de materias bélicos. O texto, que tramitou em regime de urgência, foi elaborado pelo presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB) e o vereador Fábio Costa (PP). Juntos propuseram a mudança na Lei Municipal n° 5.593/2007 para viabilizar a concessão de alvarás pelo município.

LEIA TAMBÉM

Segundo Galba, antes da iniciativa dos parlamentares, os próprietários dos estabelecimentos já haviam tentado resolver o impasse de forma administrativa. Mas, não obtiveram êxito nas gestões feitas junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). Diante disso, a única forma de garantir o funcionamento de forma legal e impedir o fechamento das unidades foi a alteração na legislação em vigor. 

 "Foi tentado resolver a questão de maneira administrativa junto à Sedet [Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente], mas sempre se esbarrava na falta de legislação pertinente. Então, os vereadores, como são os legisladores, deveriam alterar a lei para ajudar esta modalidade esportiva e não permitir o fechamento destes espaços, como já vinha acontecendo", explicou Galba. 

Articulação

O entendimento para a mudança contou com uma articulação feita pelo vereador Fábio Costa durante encontro com os representantes do segmento e o presidente Galba. Na reunião eles puderam apresentar detalhes da situação e o risco de provocar a demissão de dezenas de pessoas que sobrevivem da atividade. Esse aspecto foi lembrado por Costa durante a defesa da matéria em plenário.

"Não se trata de concessão de benefícios a uma categoria, mas o reconhecimento de uma atividade que tem gerado emprego e renda em Maceió e que tem amargado prejuízos nas fiscalizações por falta de uma lei que a regulamente. Há clubes e lojas que funcionam há mais de 25 anos em Maceió e eu não poderia virar as costas e votar contra este segmento que gera emprego e renda. Diferente seria se eu votasse a favor de projetos nefastos para a sociedade, como a legalização de drogas e em benefício de bandidos", disse Fábio.

Propietário de um dos estabelecimentos, Diogo Cavalcante a aprovação da matéria foi de grande importãncia para os empresários que atuam com os clubes de tiro na capital. A regulamentação aprovada na Câmara Municipal irá garantir tranquilidade para o segmento e novos investimentos. "Só temos a somar com o Estado com a geração de empregos e renda. O esporte garante rentabilidade muito alta pois a atividade tem crescido bastante. E por isso destaco que a CMM de vereadores está de parabéns", agradeceu Diogo. 

A matéria foi incluída na ordem do dia após um pedido verbal do vereador Fábio Costa. Em seguida o presidente Galba Netto indicou o vereador Eduardo Canuto (PV) como relator especial da matéria. Em sua análise ele manteve o entendimento da necessidade de se aperfeiçoar a legislação e garantir o funcionamento legalizado dos estabelecimentos. O PL foi aprovado em primeira e segunda discussão com votos contrários dos vereadores Valmir Gomes (PT) e Teca Nelma (PSD). 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó Imagem de grupo detido no Verão Massayó viraliza nas redes sociais Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento