TNH1 com Secom Maceió
Maceió vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 mais uma vez. A prefeitura confirmou que, entre quinta-feira e domingo, a população com 21 e 20 anos sem comorbidades dá início ao ciclo vacinal (veja abaixo os dias com a segmentação por faixa etária e ordem alfabética). Com isso, a capital se aproxima da conclusão da aplicação das primeiras doses aos maiores de idade.
LEIA TAMBÉM
Por meio das redes sociais, o prefeito JHC anunciou que os jovens de 21 anos, com nomes começados pelas letras de A a L, podem se dirigir a um dos postos de imunização nesta quinta-feira, 12, para se vacinar. Já as pessoas de mesma idade, mas com início de nome pelas letras de M a Z, recebem a aplicação da dose na sexta-feira.
O novo calendário também foi estendido ao fim de semana, pois será a vez dos jovens de 20 anos. Quem tem o nome começado pelas letras de A a L já pode garantir a imunização no sábado. Pessoas com iniciais de M a Z se imunizam a partir do domingo.
A prefeitura também reforçou que vai ter Corujão nos drives da Justiça Federal e de Jaraguá e nos Shoppings Pátio e Maceió, das 9h às 21h. Os demais pontos funcionam das 9h às 16h. São eles: Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho).
Segmentação por ordem alfabética
A segmentação por ordem alfabética foi adotada para organizar o fluxo de atendimento, prevenindo a formação de longas filas. “Estabelecemos esse modelo para reduzir as filas e prevenir a aglomeração. Por se tratar de público mais numeroso, foi necessário adequar a logística para evitar que todos busquem os pontos de vacinação no mesmo dia”, informa o coordenador geral do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura.
Antes de se dirigir ao ponto de vacinação, as pessoas podem verificar o fluxo de atendimento por meio do filômetro (https://filavacina.sms.maceio.al.gov.br/), que mostra a formação das filas nos oito pontos fixos.
Documentos
Quem vai tomar a primeira dose da vacina deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Já para a segunda dose devem apresentar documento com foto e o cartão de vacinação contra a Covid-19.
Gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto) que tomaram a primeira dose de AstraZeneca devem tomar a segunda dose da Pfizer, desde que apresentem prescrição médica com encaminhamento expresso e assinem autodeclaração no ato da vacinação, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Segunda dose
A segunda dose da vacina segue disponível nos pontos de vacinação. Quem vai completar o ciclo com a Coronavac deve se dirigir ao Shopping Pátio. A segunda dose da Pfizer está disponível em todos os oito pontos fixos da capital. Quem vai tomar a segunda dose da Astrazeneca pode ir a qualquer um dos oito pontos fixos ou agendar para uma das 20 unidades de saúde que disponibilizam a segunda dose do imunizante.
LEIA MAIS