Secom Maceió
A Defesa Civil de Maceió conduz o trabalho de aplicação de lonas em encostas de toda a capital. Somente em 2024, desde o mês de janeiro, 110 pontos já foram contemplados e isto tem como resultado, aliado às obras de engenharia e proteção de encostas, uma redução significativa de ocorrências registradas.
LEIA TAMBÉM
Em 2021 foram 370 ocorrências de deslizamentos, em 2022, 399. Em 2023 foram registradas 156 ocorrências de deslizamentos e até o momento, em 2024, apenas 80.
A aplicação de lonas tem como objetivo impedir que a água da chuva deixe a barreira encharcada, podendo o local ficar menos suscetível a deslizamentos. É uma proteção temporária, que é colocada enquanto as obras de contenção não iniciam, afim de proteger a população de desastres.
Com um período chuvoso mais ameno neste ano, as aplicações não foram pausadas. “Quando está chovendo muito o trabalho precisa ser pausado, pois com a barreira molhada fica inviável a aplicação da lona. Mas esse ano o trabalhou não parou, continuamos com as aplicações nas áreas de risco de toda a capital”, explica Matheus Montenegro, diretor operacional do órgão.
No total já foram contemplados 16 bairros, sendo eles: Ouro Preto, Jacintinho, Cruz das Almas, Petrópolis, Chã da Jaqueira, Santo Amaro, Barro Duro, Ipioca, Farol, Feitosa, Benedito Bentes, Garça Torta, Antares, Serraria, Pescaria e Canaã. O trabalho de aplicação de lonas vai continuar sendo executado durante todo o período chuvoso.
“Nosso objetivo é trabalhar de forma preventiva, preparando a cidade para passar pelo período chuvoso com o menor dano possível. Contudo, havendo necessidade, estaremos prontos para atender a população e acolher as famílias em situação de risco”, acrescenta o diretor.
A população pode solicitar a aplicação de lona ligando gratuitamente para o telefone 199.
LEIA MAIS