Maceió: 22 mil metros de lonas já foram colocados em mais de 100 encostas neste ano

Publicado em 06/06/2024, às 11h43
Felipe Sóstenes/Secom Maceió -

Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió conduz o trabalho de aplicação de lonas em encostas de toda a capital. Somente em 2024, desde o mês de janeiro, 110 pontos já foram contemplados e isto tem como resultado, aliado às obras de engenharia e proteção de encostas, uma redução significativa de ocorrências registradas.

LEIA TAMBÉM

Em 2021 foram 370 ocorrências de deslizamentos, em 2022, 399. Em 2023 foram registradas 156 ocorrências de deslizamentos e até o momento, em 2024, apenas 80.

A aplicação de lonas tem como objetivo impedir que a água da chuva deixe a barreira encharcada, podendo o local ficar menos suscetível a deslizamentos. É uma proteção temporária, que é colocada enquanto as obras de contenção não iniciam, afim de proteger a população de desastres.

Com um período chuvoso mais ameno neste ano, as aplicações não foram pausadas. “Quando está chovendo muito o trabalho precisa ser pausado, pois com a barreira molhada fica inviável a aplicação da lona. Mas esse ano o trabalhou não parou, continuamos com as aplicações nas áreas de risco de toda a capital”, explica Matheus Montenegro, diretor operacional do órgão.

No total já foram contemplados 16 bairros, sendo eles: Ouro Preto, Jacintinho, Cruz das Almas, Petrópolis, Chã da Jaqueira, Santo Amaro, Barro Duro, Ipioca, Farol, Feitosa, Benedito Bentes, Garça Torta, Antares, Serraria, Pescaria e Canaã. O trabalho de aplicação de lonas vai continuar sendo executado durante todo o período chuvoso.

“Nosso objetivo é trabalhar de forma preventiva, preparando a cidade para passar pelo período chuvoso com o menor dano possível. Contudo, havendo necessidade, estaremos prontos para atender a população e acolher as famílias em situação de risco”, acrescenta o diretor.

A população pode solicitar a aplicação de lona ligando gratuitamente para o telefone 199.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mãe denuncia negligência médica em morte de bebê de 1 ano na UPA do Benedito Bentes Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió