Paulo Victor Malta
Chegou ao fim, nesta segunda-feira, 21, o 'rolê' do macaco bugio, que vinha chamando atenção dos moradores da zona rural de Satuba há dez dias. O primata foi capturado por técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) nesta manhã.
LEIA TAMBÉM
Segundo o IMA, o macaco bugio, da espécie Alouatta belzebul, foi levado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), onde receberá todos os cuidados e será, posteriormente, reintroduzido à natureza. Veja abaixo o momento em que o animal foi capturado pelos técnicos do IMA:
Primata virou celebridade na região - Conhecido como macaco 'roncador', o bugio ganhou destaque nas redes sociais após moradores do povoado Lote 1, na zona rural de Satuba, na Região Metropolitana de Maceió, registrarem imagens do animal em cima dos telhados das residências.
Em um dos vídeos, um homem fala que a vizinhança estava com receio de que o macaco atacasse alguma criança e que o primata já teria levado uma galinha de uma casa.
Foto: Reprodução |
No vídeo, o macaco aparece "roncando" alto, o que faz com que pareça uma atitude agressiva do animal. Mas essa espécie costuma invadir ambientes domésticos apenas quando estão com fome, em busca de alimento.
De acordo com o médico veterinário Epitácio Correia, o bugio é um animal inofensivo, desde que esteja em seu habitat e que a população não tente interagir com ele. Correia recomenda que as pessoas não tentem capturá-lo, e alerta que é crime agredir ou tentar matar o animal.
"É um primata que está ameaçado de extinção, inserido no plano de ação nacional do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), de primatas ameaçados do Nordeste. Muito provavelmente esse povoado está localizado em um fragmento de Mata Atlântica, de alguma área que tem a ocorrência de algum bando dessa espécie".
Veja a nota do IMA: "O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) informa que técnicos do IMA e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conseguiram capturar o macaco bugio (Alouatta belzebul), na manhã desta segunda-feira, 21, na zona rural de Satuba. O primata foi levado para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), onde receberá todos os cuidados e será, posteriormente, reintroduzido à natureza".
LEIA MAIS