Lula manda recado a Trump após presidente dos Estados Unidos tomar posse; veja

Publicado em 20/01/2025, às 15h27
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva - Pedro Ladeira / Folhapress

TNH1

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma mensagem a Donald Trump, empossado pela segunda vez como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 20. Lula desejou que o novo mandato do estadunidense seja exitoso e destacou a relação de cooperação entre os dois países. 

LEIA TAMBÉM

"Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico", publicou Lula.

Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas,…

— Lula (@LulaOficial) January 20, 2025

 

Donald J. Trump, 78, tomou posse nesta segunda-feira, 20, como o 47º presidente dos Estados Unidos em uma sessão fechada no Capitólio, devido ao frio intenso em Washington - foi a 3ª vez na história que a cerimônia não foi ao ar livre por causa do clima extremo.

Trump implementará rapidamente ações executivas sobre imigração, política energética e operações do governo federal para verificar dezenas de prioridades de política de campanha.

O agora ex-presidente Joe Biden participou da cerimônia, cumprindo uma tradição de o mandatário cessante estar presente no ato que confirma a entrega do cargo para o sucessor. Isso marca uma diferença para 2021, quando Trump se recusou a admitir a derrota para o democrata e faltou ao evento.

O discurso foi acompanhado por cerca de 600 pessoas no Capitólio. Entre elas um grupo poderoso, o de bilionários do Vale do Silício - que incluiu o dono do X, Elon Musk, o da Meta, Mark Zuckerberg, e o fundador da Amazon, Jeff Bezos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Menino morre asfixiado após mãe de 150 kg deitar sobre ele como forma de punição Veja quais foram os primeiros atos de Trump após ser empossado nesta segunda (20) Trump: “Declínio dos EUA acabou” e a mudança virá “muito rapidamente” Influencer brasileira é mordida por macaco na Tailândia, tem reação alérgica e volta ao Brasil