Lionel Messi recebe homenagem de Joe Biden, mas não aparece em cerimônia

Publicado em 06/01/2025, às 09h18
- Reprodução/Redes sociais

CNN Brasil

O astro Lionel Messi, dos Inter Miami, foi um dos 19 escolhidos para receber a Medalha Presidencial da Liberdade, maior condecoração civil concedida pelo governo dos Estados Unidos, mas não foi buscá-la.

LEIA TAMBÉM

Durante a cerimônia comandada pelo presidente Joe Biden nesse sábado (4), o único eleito que não marcou presença nem enviou um representante foi o craque argentino, que alegou conflito de agenda.

“A Casa Branca informou à Fifa que avisou ao Inter Miami no fim de dezembro que Leo iria receber esse reconhecimento. Leo, por meio do seu clube, enviou uma carta à Casa Branca se dizendo profundamente honrado, mas que, devido a conflitos de agenda e compromissos previamente agendados, não poderia comparecer. Ele agradeceu e disse que espera ter a oportunidade de estar presente em um futuro próximo”, disse a assessoria de imprensa do jogador em nota enviada ao jornal britânico The Mirror.

Outros homenageados

Além de Messi, o único atleta homenageado foi o ex-jogador de basquete Magic Johnson. A medalha também foi entregue a nomes como o cantor Bono Vox, do U2, o empresário e filantropo George Soros, a política e ex-primeira-dama Hilary Clinton, os atores Michael J. Fox e Denzel Washington, os estilista Ralph Lauren e a jornalista Anna Wintour, editora-chefe da Vogue.

A condecoração

A Medalha Presidencial da Liberdade é concedida a indivíduos que o governo americano considere que tenham realizado contribuições exemplares para a prosperidade, os valores ou a segurança dos Estados Unidos, a paz mundial ou outros empreendimentos sociais, públicos ou privados significativos.

No site oficial da Casa Branca, o texto que justifica a escolha dos homenageados cita Messi como o jogador mais condecorado da história do futebol profissional e lembra que “ele apoia programas de saúde e educação para crianças ao redor do mundo por meio da Leo Messi Foundation e atua como Embaixador da Boa Vontade do Unicef”.

Durante a cerimônia, Biden classificou os escolhidos como “pessoas verdadeiramente extraordinárias, que deram seu sagrado esforço para dar forma à cultura e à causa dos Estados Unidos”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ucrânia ataca base de bombardeiros nucleares da Rússia Carcereira brasileira queria continuar relacionamento com detento com quem foi filmada fazendo sexo em prisão Vídeo: acidente com aeronave de pequeno porte mata três pessoas na Austrália Carcereira brasileira condenada por fazer sexo em presídio diz que era apaixonada por detento