Linhas de ônibus: 28 novos itinerários foram criados em Maceió desde 2021

Publicado em 30/05/2023, às 09h23
Joyce Juliana/Secom Maceió -

Secom Maceió

A implantação de novas linhas de ônibus é uma das medidas da Prefeitura de Maceió para proporcionar mais qualidade ao serviço de transporte público do maceioense e daqueles que precisam se deslocar pela cidade. No total, entre 2021 e 2022, já foram criados 28 novos itinerários.

LEIA TAMBÉM

A estudante de Administração, Maria Clara, é uma das pessoas beneficiadas pela criação de novas linhas. Ela é usuária da 900-Cruz das Almas/UFAL e destaca que com a opção, passou a se deslocar de forma mais rápida para assistir as aulas e para retornar à sua casa. "Estou achando maravilhoso, porque eu consigo pegar o ônibus dentro da UFAL e antes eu tinha que me deslocar até a avenida. Eu utilizava a linha 706 e era mais difícil. Com a linha nova eu chego mais rápido em casa", revela.

Os novos trajetos são definidos a partir de estudos feitos pela equipe do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e também da avaliação de informações passadas pela população através dos canais de comunicação.

"É feita uma análise de itinerário e demanda. Com essas informações, somadas a outros pontos, como a geografia da região que está em vias de receber os ônibus, elaboramos o plano para a criação das linhas. É um trabalho cuidadoso e que busque tender a todos", ressaltou o diretor do DMTT, Constantino Assis.

Para a estudante de jornalismo da UFAL, Gabrielle Barros, a criação de novas opções de itinerários facilita o deslocamento da população a determinados locais de estudo e trabalho.

"Antes, eu precisava caminhar uns 20 minutos para pegar o ônibus. Pode parecer pouco, mas é cansativo para quem precisa de toda a atenção para as aulas. Com a criação da linha 900, caminho bem menos", assinala.

O diretor-presidente do DMTT, André Costa, explica que é fundamental levar o transporte a outros pontos da cidade e garantir às pessoas o direito de ir e vir, com qualidade.

"Criar opções para a população ter como se deslocar e fazer isso proporcionando o máximo conforto tem sido o nosso plano para o transporte. Daí temos benefícios como as gratuidades para estudantes, o Domingo é Livre, ônibus Geladão e também o Madrugadão. Tudo isso nos dá a chance de planejar mais e melhor e a implantação das linhas novas faz parte desse planejamento. Outras ainda estão por vir", imforma André.

Das 28 linhas, 22 fazem a programação normal e outras seis são as que atuam no Madrugadão, que circulam entre às 23h40 e 04h20, com o objetivo de garantir o transporte para aqueles que precisam de ônibus no horário da madrugada.

Linhas criadas

101 - Chã da Jaqueira/Trapiche da Barra (via Parque Municipal - Bom Parto);

102 - João Sampaio/Trapiche da Barra (via Jacintinho);

111 - Forene/Pontal da Barra;

113 - Eustáquio Gomes/Trapiche da Barra;

114 - Cruz das Almas/Trapiche da Barra;

115 - Chã da Jaqueira/Trapiche da Barra (via Farol - Prado);

401 - Circular bairros 1;

402 - Circular bairros 2;

403 - Trapiche/Ouro Preto(via Jacintinho);

404 - Trapiche/Novo mundo(via Farol);

501 - Vergel/São Jorge(via Jacintinho);

502 - Vergel/São Jorge(via Farol);

504 - Pontal/São Jorge(via Ponta Verde);

613 - Vergel/Guaxuma (via Santo Eduardo);

614 - Trapiche/Mangabeiras (via Joaquim Leão - Ponta da Terra);

601 - Benedito Bentes/Jatiúca(via Rota do Mar);

612 - Forene/Jatiúca(via Centro - Ponta Verde);

727 - Eustáquio Gomes/Ponta Verde(via Av. Marília Mendonça);

4004 - Benedito Bentes/Eustáquio Gomes(via Av. Marília Mendonça);

714 - Rio Novo/Ponta Verde(via Farol/Jacintinho);

723 - Rosane Collor/Ponta Verde (via Farol - Bom Parto);

900 - Cruz das Almas/UFAL.

Madrugadão

M 001 - Village II/Ponta Verde (Graciliano Ramos/Cidade Universitária);

M 002 - Benedito Bentes/Ponta Verde (Trapiche da Barra);

M 003 - Eustáquio Gomes/Ponta Verde (Trapiche da Barra);

M 004 - Ouro Preto/Ponta Verde (Feitosa);

M 005 - Ipioca/Pontal (Ponta Verde);

M 006 - Clima Bom/Ponta Verde (Fernão Velho).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento Confira a programação desta sexta-feira (10) do Festival Verão Massayó Morre italiano que assassinou marido de advogada em frente ao Fórum de Maceió Verão Massayó 2025: Confira a ordem dos shows no primeiro dia de festival