Limpeza emergencial na ETA Pratagy pode afetar abastecimento d'água em 20 bairros de Maceió

Publicado em 19/04/2024, às 17h33
Reprodução -

Ascom Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) efetua, desde as 8h desta sexta-feira (19), o trabalho de limpeza de um dos dois módulos da estação de tratamento de água (ETA) do Sistema Pratagy. Esse asseamento é comumente realizada em regime trimestral, porém, precisou ser executada hoje, em caráter emergencial, por conta do acumulo de sedimentos ocasionado pela quadra chuvosa. Por conta disso, o abastecimento pode ser afetado em vários bairros da capital. 

LEIA TAMBÉM

O abastecimento pode ficar instável nas seguintes localidades: Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara, Jaraguá, Poço, Centro, Prado, Levada, Ponta Grossa, Pontal da Terra, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, Benedito Bentes, Gruta, Farol, Pitanguinha, Jacintinho e Mangabeiras. 

Ocorre que as precipitações têm carreado volume significativo de matéria sólida para o manancial onde é captada a água bruta (a que está nas condições em que é encontrada no meio ambiente) a ser tratada na ETA. Como essa estação está recebendo uma quantidade excessiva de sedimentos, ela precisa passar por limpezas com maior frequência.

A previsão é de que esse serviço de asseamento seja concluído as 14h da tarde de hoje (19). Nesse entretempo, o Pratagy segue operando com vazão reduzida a 50% da vazão normal de trabalho — o que pode ocasionar irregularidade temporária no abastecimento de Maceió. Após a conclusão do serviço, o Sistema voltará a trabalhar com sua capacidade integral.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Natal e Ano Novo: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió Carro atinge ponto de ônibus e lanchonete após motorista dormir ao volante, em Mangabeiras