Ler é o melhor remédio, principalmente nas férias

Publicado em 06/07/2017, às 17h37

Redação

Muitas pessoas quando estão em férias buscam apenas esquecer os problemas e fazer algo diferente da rotina. Para as crianças isso não é diferente. Elas querem brincar e buscam novas experiências por meio de novas interações. Viajar está sempre entre as preferências, então por que não fazer uma viagem, uma diferente da outra, com mundos e dimensões desconhecidas?

É isso que acontece quando lemos. É a oportunidade das crianças terem uma viagem surpreendente, cheia de aventuras e explorações fantásticas. A leitura é importante em todos os momentos da vida, mas, ao contrário do que se pensa, as férias são um excelente período para isso, já que pode ser feita em qualquer lugar e os pequeninos estarão com tempo de sobra para isso. A leitura aumenta o vocabulário, amplia os conhecimentos e encoraja as crianças a encarar os desafios do crescimento, auxiliando na forma de como resolver determinados problemas.

Entretanto, na prática, a missão de incentivar a leitura parece um pouco mais complicada. Pensando nisso, o colégio Santa Úrsula adotou uma forma de estimular esse processo, por meio da sua Academia de Leitura. O projeto Ler é Viajar utiliza exemplares da própria biblioteca, das quais as crianças e jovens podem levar para a casa durante o período de recesso de Junho/Julho.

Segundo a diretora pedagógica, Sandra Toledo, o planejamento tem dado muito certo e é revigorante ver que, apesar de todo o universo tecnológico bem ao alcance da mão dos nossos jovens, o esforço está sendo recompensado. "Todos os jovens possuem um celular ou um tablete nos dias de hoje. E infelizmente, isso está tomando conta da vida deles. Mas nós do Santa Úrsula andamos na contramão e continuamos mostrando a importância da leitura para todos os segmentos da nossa vida. Muitos deles acham que é a mesma coisa de ler no aparelho celular, devido a infinidade de aplicativos existentes, mas nada se compara a você sentir as páginas nas mãos e o cheirinho dos livros, sem contar que é uma excelente forma deles largarem o aparelho por algumas horas. Isso sim não tem preço!", disse ela.

Os alunos não ficaram de fora dessa experiência e já garantiram seus exemplares que poderão ser lidos durante todo o recesso. "Eu escolhi o livro A metamorfose do Lívio. Ainda não terminei, mas a história fala sobre um menino muito tímido e que não sabe como fazer amigos na escola, porque ele vive se escondendo de tudo e é muito sozinho. Eu achei um pouco parecido comigo, porque também sou tímido e quero saber o que ele fez para deixar de ser assim e ter novos amigos na escola.", disse Cinthya Karolyne, estudante do 1º ano médio.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Resultado da matrícula online será divulgado neste sábado (11) Sesc abre inscrições para projeto de educação ampliada e EJA Ifal tem vagas em cursos técnicos de Enfermagem, Química e Segurança do Trabalho Procon Alagoas divulga resultado de pesquisa de preços em papelarias