Leia na íntegra: decreto autoriza academias em Maceió e transporte intermunicipal

Publicado em 29/07/2020, às 09h38
Pexels -

Redação TNH1

O Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE/AL) foi publicado, com edição suplementar, nessa terça-feira, 28, e trouxe a nova determinação na classificação de Alagoas conforme o plano de distanciamento social controlado estipulado no decreto emergencial contra a pandemia da Covid-19.

LEIA TAMBÉM

Como já havia sido adiantado em coletiva à imprensa na noite de ontem, pelo governador Renan Filho, todos os municípos do interior de Alagoas, que estavam na fase vermelha, passam para a fase laranja. Já a capital, Maceió, vai continuar na fase amarela. A medida será válida por 15 dias.

Os segmentos que ganharam autorização para retorno imediato das atividades foram as academias de Maceió e também o transporte intermunicipal. De acordo com o governador, o transporte vai funcionar com 50% da frota, com cada veículo rodando em dias alternados.

Já sobre as academias, a retomada deve acontecer apenas depois da atualização do decreto municipal, que deve sair até sexta-feira, 31. Mesmo com a autorização do Estado, o setor precisa da "chancela" do município. 

"Art. 3º Considerando os protocolos apresentados pelo setor, junto com as medidas adotadas pela ARSAL, autorizo o funcionamento do transporte intermunicipal no Estado de Alagoas, conforme regulamentação da ARSAL, a partir da 0 (zero) hora do dia 29 de julho de 2020.

Art. 4º Considerando os protocolos apresentados pelo setor, bem como a publicação de Protocolo Sanitário específico para o setor, por meio de Portaria Conjunta do Gabinete Civil, SESAU, SEDETUR E SEFAZ, autorizo o funcionamento das academias na Fase Amarela a partir da 0 (zero) hora do dia 29 de julho de 2020.

Art. 5º Considerando a importância das atividades para a população, ficam excetuados do ponto facultativo presencial do art. 5º do Decreto Estadual nº 70.145, de 22 de junho de 2020: I – Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – DETRAN/ AL; II – Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas – INMEQ/ AL; e III – Instituto de Identificação de Alagoas no município de Maceió, apenas por meio de agendamento eletrônico."

CLIQUE AQUI E LEIA NA ÍNTEGRA

Projeto de Lei

Renan Filho afirmou ainda que vai enviar um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Alagoas, para que o cidadão alagoano seja obrigado a usar máscara durante a pandemia. "Quero anunciar também que vamos intensificar a fiscalização com a PM no interior de Alagoas, contando com a colaboração de todos", anunciou o chefe do executivo. 

A decisão de manter a fase amarela em Maceió e avanço no interior foi antecipado pelo Blog do jornalista Ricardo Mota, nesta terça-feira.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas