Leia a redação do alagoano que ficou em 1º lugar no projeto Jovem Senador

Publicado em 07/10/2019, às 17h12
Agência Alagoas -

TNH1 com Agência Senado

O programa Jovem Senador divulgou nesta segunda (7) os vencedores da edição deste ano. O primeiro lugar nacional ficou com o estudante Pedro Henrique de Araujo Silva, de Alagoas; a segunda colocação com o aluno Alan Alves Henrique Ferreira, do Ceará; e o terceiro com Sanna Abigail de Jesus Mello, do Espírito Santo. O senador Irajá, presidente do Conselho do Jovem Senador, comunicou o resultado aos vencedores por telefone. Clique aqui e confira a lista completa dos vencedores. 

LEIA TAMBÉM

Na redação, com o título "Interpreta-me ou te devoro",  Pedro Henrique diz que decifrar o orçamento público é um desafio da sociedade. Ele cita o analfabetismo e a difícil linguagem técnica dos projetos orçamentários como fatores que dificultam o acesso ao orçamento, projeto que rege todos os gastos públbicos.

Confira a redação vencedora: 

“Fiquei em choque, na verdade acho que a ficha ainda não caiu” – com a voz de quem ainda não superou a surpresa, Pedro Henrique de Araujo Silva, 17 anos, conta o que sentiu ao saber que foi o primeiro colocado nacional do Programa Jovem Senador 2019. Não é para menos. Ao se classificar em primeiro lugar, o estudante cravou no precoce currículo a marca de melhor redação dentre outras mais de cem mil elaboradas por alunos de escolas públicas de ensino médio de todo o país.

Pedro é aluno da Escola Estadual Professora Edite Machado, de Capela-AL, pequena cidade de 17 mil habitantes, localizada a 60 km da capital Maceió. Estuda em tempo integral e estava se preparando para o almoço na própria escola quando foi avisado sobre um telefonema na sala da coordenadora. Do outro lado da linha, o senador Irajá (PSD_TO), presidente da Comissão Jovem Senador, deu a notícia e deixou o rapaz sem fôlego. “Fiquei paralisado, não esperava vencer, o assunto era muito complexo ” – Ele se refere ao tema do 12º Concurso de Redação do Senado Federal deste ano: “Cidadão que acompanha o orçamento público dá mais valor ao Brasil”.

O vencedor nacional revela que as duas primeiras tentativas de escrever sobre o tema não deram certo. Até que, depois de uma conversa com a irmã, veio a original ideia de parafrasear a célebre frase da Esfinge de Tebas dita ao rei Édipo: “Decifra-me ou te devoro". Inspirado nela, criou o título “Interpreta-me ou te devoro” para defender a ideia de que conhecer o orçamento e acompanhar o uso do dinheiro público é uma tarefa complexa que, se não cumprida, condena o cidadão à condição de excluído do processo democrático.

Pedro Henrique acredita que viajar à Brasília representando Alagoas no programa Jovem Senador vai mudar a vida dele em muitos aspectos. “Vou conhecer pessoas novas, trocar opiniões, ampliar meus horizontes” - resume.

Juntamente com outros 24 estudantes do ensino médio de escolas públicas, um de cada unidade da Federação, os três passarão uma semana em Brasília, de 25 a 29 de novembro, para atuar como jovens senadores.

Eles vão se reunir nas comissões e no Plenário para apresentar, discutir e aprovar sugestões que podem tramitar como projetos de lei, se acolhidas pela Comissão Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ufal recorre de decisão judicial que determinou matrícula de estudante autista no curso de Medicina Confira os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo, 22 de dezembro de 2024 Acidente entre carro e motocicleta deixa homem de 60 anos ferido, em Jatiúca Alagoas é o primeiro estado do Nordeste a erradicar lixões em todos os municípios, diz IBGE