Lançamento: Peugeot 2008 muda visual e fica mais parecido com irmão

Publicado em 15/05/2019, às 09h51 - Atualizado às 09h56
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

Assim como em 2015, quando lançou o Peugeot 2008 no Brasil, a Peugeot convidou os principais jornalistas automotivos do Brasil para apresentar as mudanças na linha 2020 do SUV. O Pajuçara Auto marcou presença e mostra em detalhes o que há de novo no modelo.

Ana Theresa Borsari, Presidente do grupo PSA no Brasil apresentou as novidades aos jornalistas em São Paulo

A grande evolução está no design. A nova frente deixou o modelo mais próximo do irmão maior, o Peugeot 3008 referência no segmento de SUVs maiores.

O novo visual foi desenvolvido pelo Latin America Tech Center do Groupe PSA e exigiu mais 60 mil horas de dedicação da equipe comandada por brasileiros.

Mais robusto, elegante e moderno o modelo promete ajudar a marca a solidificar o plano estratégico Virada Brasil, iniciado em 2015 para mudar a concepção da marca entre os brasileiros.

O modelo

O Novo SUV PEUGEOT 2008 carrega consigo a sofisticação e robustez características dos utilitários esportivos da Marca, principalmente no que diz respeito a parte dianteira do veículo.

A nova grade frontal, emoldurada em acabamento em preto Onyx e verticalizada, traz elementos tridimensionais. Em aspecto flutuante, fica o lendário emblema do leão. O capô mais horizontalizado remete à força e agressividade do motor e torna a frente do veículo mais alta e imponente, totalmente alinhada com o design do SUV PEUGEOT 3008 e do SUV PEUGEOT 5008.

O novo para-choque frontal aumenta o ângulo de ataque do carro, agora de 23º, e facilita a superação dos obstáculos nas ruas e estradas de terra. E é nele que encontramos as molduras destacadas, que lembram as garras do leão, para os faróis de neblina.

Já os” dentes do felino” estão expostos rasgando o conjunto ótico frontal, como uma assinatura marcante dos utilitários esportivos da PEUGEOT.

Os faróis afilados, com DRL em LED e refletores com lente semielíticas, lembram as pupilas do leão e foram projetados para obter o máximo de eficiência técnica e garantir mais segurança e visibilidade em todas as situações.

Motor e câmbio

Disponível em duas configurações de motorização, 1.6 EC5 VTI, de 118 cv a 5.750 rpm (com etanol) e 1.6 THP, de 173 cv a 6.000 rpm (com etanol), ambas com câmbio automático EAT6 de seis velocidades, produzido pela líder mundial em caixas de câmbio, a empresa japonesa AISIN AW, os propulsores contam com torque máximo de 16,1 kgfm a 4.750 e 24,5 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente.

Novidade no SUV PEUGEOT 2008, o premiado motor THP (Turbo High Pressure) 16V FLEX agora também conta com o câmbio automático de 6 velocidades, ao contrário da versão anterior que só vinha com câmbio manual.

O motor turbo tem 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção direta sequencial. O turbo compressor é do tipo Twin-scroll; com bomba eletrônica de alta pressão; cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas; bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo.

Já a caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas (EAT6), que equipa ambas motorizações,  traz 4 modos de condução (drive, eco, sport e sequencial), adaptando o veículo às mais diferentes necessidades do proprietário, seja para ter respostas mais esportivas do carro, como quando o modo de direção Sport é acionado, ou ainda, ao reduzir o consumo de combustível em situações de trânsito intenso em até 6,5%, no caso da ativação da função “Eco”.

Grip Control

O Novo SUV PEUGEOT 2008 ainda vem equipado, na versão Griffe THP, com o Grip Control, dispositivo que tem por objetivo auxiliar o motorista na direção ao otimizar a motricidade em diferentes e acidentados terrenos, como neve, areia ou lama. O Grip Control está disponível com 5 ajustes manuais (padrão, areia, neve, lama ou ESP OFF).

A suspensão dianteira do utilitário esportivo mantém o conjunto tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora. Assim como as traseiras são formadas por travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora.

Espaço interno

O Novo SUV PEUGEOT 2008 mantém as boas dimensões e divisões nas três prestações do carro. A boa distância entre-eixos, 2,54m, é uma aliada na separação dos espaços internos e proporciona aos passageiros do banco traseiro um espaço confortável para as pernas e cabeças.

O porta-malas tem capacidade para 402 litros. Com a possibilidade de rebatimento dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.172 litros (para isto basta pressionar o botão de comando localizado na parte superior do encosto traseiro e o assento é escamoteado automaticamente). Além da grande capacidade de carga, o porta-malas se destaca pelo simples acesso, pela grande abertura retangular da porta e a altura de carga baixa em relação ao solo (apenas 60 cm).

Preços e versões

ALLURE – R$ 69.990,00

Os carros vêm equipados de série com dois air-bags laterais; ar condicionado manual; faróis com guia de luz em LED e DRL; controle elétrico para os retrovisores; vidros elétricos dianteiros e traseiros; limitador e regulador de velocidade; volante com comandos integrados; Peugeot Connect Radio de 7″, Android Auto e Apple CarPlay integrados; rodas de aço 16″ com calotas ARSENIC; barras de teto na cor Preto Onyx e moldura nas caixas de roda.

ALLURE PACK – R$ 79.990,00

A versão Allure Pack traz a mais que a versão Allure faróis de neblina; volante revestido em couro; câmera de ré; alarme perimétrico; rodas de liga-leve 16″.

GRIFFE AT – R$ 89.990,00

A versão Griffe AT vem equipado de série (a mais que a Allure Pack) com ar condicionado digital bi-zone; roda de liga-leve 16″ Áquila Diamantada; teto de vidro panorâmico; sensor de chuva; sensor de luminosidade.

GRIFFE THP – R$ 99.990,00

Além de todos os acessórios da versão Griffe AT, a Griffe THP vem equipada com motor turbo e Grip Control.

Lote especial

A versão topo de linha THP só chega no segundo semestre, mas quem quiser pode comprar antecipado e garantir um lote especial. A marca preparou uma forte investida digital e estreia sua nova plataforma de e-commerce com a pré-venda da versão especial com motorização THP Automática e kit de sonorização da JBL. A partir do dia 13/05, o consumidor poderá conhecer cada detalhe do modelo, que chegará oficialmente às lojas em novembro.

Em parceria com a renomada empresa de som JBL, a PEUGEOT desenvolveu a série especial SUV PEUGEOT 2008 INCONCERT by JBL. A versão será equipada com conjunto de alto-falantes; tweeters; subwoofer slim e amplificador da tradicional e reconhecida marca. Além do kit sonoro, com base na acústica do carro, técnicos da JBL criaram uma regulagem específica que proporcionará uma experiência única, com dinâmica completamente personalizada.

Enquanto a versão turbo do Novo SUV PEUGEOT 2008 terá pré-venda digital, o SUV PEUGEOT 3008 em sua nova versão Allure já estará disponível para venda simultânea ao lançamento, a partir do dia 13/05, pela plataforma digital. Os consumidores poderão realizar a compra sem sair de casa, com auxílio do BOT. E a partir de junho, o Novo SUV PEUGEOT 2008 Allure também poderá ser adquirido diretamente pelo site www.lojapeugeot.com.br.

KITS DE ACESSÓRIOS

ESSENCIAL PCD: Contém Roda de liga-leve 16”

ESSENCIAL PLUS PCD: Contém roda de liga-leve 16”, sensor de estacionamento e One Touch nos vidros

PLUS CROME: Contém friso lateral; grade dianteira, coquilha e retrovisores cromados

SECURITY: Contém sensor de estacionamento, Tilt Down (retrovisores rebatem para facilitar as manobras em marcha ré) e alarme volumétrico

TECH: Contém sensor de estacionamento, Tilt Down (retrovisores rebatem para facilitar as manobras em marcha ré), alarme volumétrico e One Touch nos vidros

VOYAGE: Contém barras de teto transversais e porta bikes Thulle Free Ride

 

Reportagem: Edson Moura direto de São Paulo

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: Já testamos Fiat Pulse e Fastback híbridos flex Picape BYD Shark híbrida com 437 cv chega por R$ 379.800: Veja o teste Novo Citröen Basalt: Já testamos o SUV mais barato do Brasil Citröen Basalt chega a partir de R$ 89.990 e é o SUV mais barato do Brasil