Edson Moura
LEIA TAMBÉM
Após o sucesso do SUV Tiggo 2, a Caoa Chery agora pretende crescer no segmento de sedans. A montadora apresentou o novo Arrizo 5 que chega ao mercado brasileiro apostando no conteúdo tecnológico, no conforto e esportividade de forma acessível.
Assim como no Tiggo 2, o custo-benefício será o grande diferencial. As duas versões, equipadas com o novo motor flex 1.5 turbo, de 147cv com gasolina e 150cv com etanol) e câmbio automático CVT. O torque máximo é de 19,4kgfm. do Arrizo 5 custarão entre R$ 69 mil e R$ 79 mil.
O modelo, que é o segundo da marca a ser fabricado na planta da CAOA CHERY em Jacareí (SP), teve a produção totalmente adaptada para receber o novo veículo.
Além dos investimentos na implantação de uma nova linha, a CAOA CHERY reforçou o quadro de colaboradores, e está pronta para atender com excelência a demanda do mercado.
A produção teve início em outubro e o modelo começa a ser comercializado em novembro de 2018.
“A CAOA CHERY é a marca que mais cresce no mercado nacional em tão pouco tempo. O lançamento do Arrizo 5 reforça o potencial que nossa empresa tem em disponibilizar ao mercado brasileiro produtos com alto nível de tecnologia, design moderno e qualidade. O Arrizo 5 faz parte da estratégia agressiva da marca no Brasil que em menos de um ano apresentará cinco modelos nacionais em diferentes segmentos. É o início de mais um capítulo de sucesso na história da CAOA CHERY”, afirma Marcio Alfonso, CEO da CAOA CHERY.
O Arrizo 5 foi desenvolvido sob a plataforma M1X, feita em parceria com grandes montadoras globais nos moldes europeus, que garante alto nível de competitividade internacional ao veículo. A plataforma M1X tem reconhecimento mundial e proporciona desempenho excepcional ao veículo em conforto, segurança e economia de produção, sendo considerada um dos segredos da chinesa CHERY em seu sucesso de internacionalização.
Para a estreia no Brasil, o modelo contou ainda com o trabalho de um time de engenheiros da CAOA CHERY que promoveu adaptações na motorização, transmissão e suspensão do veículo para atender as necessidades do consumidor brasileiro, um público bem exigente que busca, cada vez mais, modelos completos e acessíveis.
Motor turbo e câmbio CVT
Uma das principais mudanças ocorreu na motorização, que ganhou alimentação bicombustível compatível com a necessidade do mercado nacional. O motor de 1.5L turbo segue uma tendência global focados no downsizing e eficiência energética, com veículos mais econômicos e menos poluentes, sem perder em desempenho. A potência máxima do propulsor é de 150 cv com etanol/147 cv com gasolina e torque máximo de 19,4 Kgfm a 5.500 rpm, em ambos combustíveis.
O Arrizo 5 vem equipado com sistema partida frio sem reservatório de gasolina e câmbio automático CVT, uma das transmissões mais modernas do segmento, que garante um funcionamento suave e linear do motor, sem trancos e oscilações bruscas de rotação, proporcionando uma condução mais confortável, além de contribuir para um baixo consumo de combustível e maior eficiência energética.
Para os clientes que apreciam a sensação da troca de marchas manual, esse câmbio possibilita até 7 relações simuladas.
Design arrojado
Inspirado nos movimentos da água, o design do Arrizo 5 foi desenvolvido pelo “Dream Team” da chinesa Chery, que conta com profissionais renomados com vasta experiência no mercado europeu e norte americano de design, considerados os grandes responsáveis por fazer desse projeto um case internacional de sucesso.
Esse time altamente capacitado, hoje liderado por Kevin Rice, executivo com passagem por grandes marcas alemãs, fica alocado no inovador centro de design da CHERY, em Xangai, de onde é implementada de forma acelerada a estratégia de levar a marca a mercados internacionais e o desenvolvimento de produtos que atendem aos mais altos padrões de qualidade.
O Arrizo 5 traz linhas harmoniosas ao longo da carroceria. Na dianteira, a grade central se une aos faróis com duplo refletor e guia de LED, enquanto as extremidades inferiores destacam as luzes DRL. Nas laterais, a moldura cromada nos vidros dá um charme único ao visual (versão RXT), enquanto os retrovisores e maçanetas na cor do veículo contribuem para a aparência uniforme do modelo, que se conecta de forma elegante com a traseira. Assim como o Tiggo 2, o novo modelo também traz a assinatura Arrizo dentro do conjunto óptico do farol.
Tecnologia
O Arrizo 5 é um dos veículos mais completos de sua categoria. Para compor o pacote de conteúdo do seu novo sedan, a CAOA CHERY realizou um intenso trabalho de pesquisa de mercado para entender as necessidades do consumidor brasileiro e detectou a importância de investir em itens tecnológicos que possibilitem uma maior interação entre motorista e veículo.
A sofisticação tecnológica é uma das marcas registradas do Arrizo 5, dentre principais itens desse segmento destacam-se os sistemas keyless e de partida sem chave, computador de bordo para o motorista com tela de 3,5 polegada e sistema multimídia de 7 polegadas com espelhamento de celular Android AUTO e IOS.
Os itens de segurança também são prioridade para quem busca um veículo sedan, assim como os equipamentos de conforto. Controle eletrônico de estabilidade e tração, air-bags, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha e indicador de baixa pressão nos pneus são alguns diferenciais de segurança do Arrizo 5.
No quesito conforto, a direção elétrica, o ar-condicionado eletrônico e a câmera de ré são os destaques, assim como o espaço interno. O sedan da CAOA CHERY tem excelente distância entre-eixos de 2.650 mm, altura de 1.487 mm, largura de 1.814 mm e 4.532 mm de comprimento. O porta malas é de 430 litros.
O modelo tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Ele será ofertado nas cores branca e preta (sólidas) e prata e marrom (metálicas).
Versões RX e RXT
O Arrizo 5 chega ao mercado em duas versões: RX e RXT, que se diferenciam basicamente pelos itens de série. Na versão RXT, a topo de linha, o modelo conta ainda rodas em liga de 17″, air-bags laterais e dianteiros e aviso do cinto de segurança do passageiro, revestimento dos bancos em couro com porta revistas, banco traseiro com descansa-braço central, porta-copos e teto solar elétrico.
Veja em detalhes os itens de série de cada uma das versões:
Seção | Equipamentos | ARRIZO5 RX |
ARRIZO5 RXT |
Exterior | DRL – Luz diurna de rodagem | X | X |
Faróis com duplo refletor e guia de LED | X | X | |
Faróis com ajuste elétrico de altura | X | X | |
Lanterna traseira de neblina | X | X | |
Lanterna traseira principal em LED | X | X | |
Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores | X | X | |
Moldura cromada nos vidros laterais | – | X | |
Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo | X | X | |
4 Rodas em Liga Aro 16″ | X | – | |
4 Rodas em Liga Aro 17″ | – | X | |
Segurança | Airbags duplo frontal e indicador de cinto do motorista | X | X |
Airbags laterais dianteiros e indicador de cinto do passageiro | – | X | |
Alças de segurança | X | X | |
Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes | X | X | |
Controle eletrônico de estabilidade | X | X | |
Controle eletrônico de tração | X | X | |
Freio a disco nas 4 rodas com ABS e EBD | X | X | |
Indicador de baixa pressão nos pneus | X | X | |
Indicador de portas abertas / mal fechadas | X | X | |
ISOFIX – fixação para cadeira de criança | X | X | |
Sistema de alarme | X | X | |
Interior | Console central total com porta objetos e descança braço dianteiro | X | X |
Para-sol com espelho do passageiro | X | X | |
Revestimento dos bancos em tecido | X | – | |
Revestimento dos bancos em couro sintético com porta revistas | – | X | |
Volante revestido em couro | X | X | |
Conforto | Ar-condicionado eletrônico | X | X |
Abertura/travamento das portas e alarme por controle | X | X | |
Banco do motorista com regulagem de altura | X | X | |
Banco traseiro com encosto rebatível | X | X | |
Banco traseiro com descansa-braço central e porta copos | – | X | |
Câmera traseira para estacionamento | X | X | |
Comando de rádio no volante | X | X | |
Controle elétrico para os retrovisores | X | X | |
Direção elétrica | X | X | |
Piloto automático | X | X | |
Sensor de estacionamento traseiro | X | X | |
Sistema auxiliar para partida em aclives | X | X | |
Teto solar elétrico | – | X | |
Tomada 12V | X | X | |
Vidros elétricos nas 4 portas com fechamento remoto | X | X | |
Volante com regulagem de altura | X | X | |
Tecnologia | Destravamento das portas por sensor de aproximação | X | X |
Acionamento do motor por botão | X | X | |
Multimídia de 7 polegadas com com espelhamento de celular Android e IOS | X | X | |
Viva-voz com sistema Bluetooth | X | X | |
Entrada USB | X | X | |
Computador de bordo para motorista com tela de 3,5 polegadas | X | X |
Especificações | ARRIZO5 RX / RXT |
|
Motor e Câmbio | Motor | 1.5L VVT Turbo iFlex |
Potência máxima (cv) | 150 | |
Torque máximo (N.m) | 190 | |
Transmissão | CVT | |
Dimensões e Medidas | Comprimento (mm) | 4532 |
Largura (mm) | 1814 | |
Altura (mm) | 1487 | |
Distância entre eixos (mm) | 2650 | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1348 | |
Carga útil (kg) | 399 | |
Capacidade do tanque (L) | 48 | |
Volume porta-malas (L) | 430 |
LEIA MAIS