Laboratório Sismológico do RN confirma tremor de terra em Rio Largo

Publicado em 28/09/2019, às 19h03
Andrews Moura/Flickr -

Redação TNH1

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis) divulgou nota neste sábado, 28, confirmando o registro de um abalo sísmico na região de Rio Largo, município da Região Metropolitana de Maceió. 

LEIA TAMBÉM

A nota do LabSis confirma os tremores que os moradores sentiram na noite dessa sexta-feira, 27, e relatados nas redes sociais e aplicativos de mensagem. 

Segundo a nota emitida pela UFRN, a estação sismográfica localizada em Anadia, registrou o tremor em Rio Largo por volta das 20h46. 

O tremor foi sentido nas localidades do Multirão, Alto do Ginásio e Mata do Rolo, e também na cidade vizinha de Messias. 

A Defesa Civil do município não acredita na ligação do abalo com a atividade de uma pedreira que opera na cidade. O órgão também não relatou vítimas ou danos materiais. 

Leia a nota do LabSis na íntegra 

Em nota divulgada neste sábado (28), o Prof. Aderson Nascimento, Coordenador do LabSis, e o Sismólogo Eduardo Menezes confirmaram o registro de um evento sísmico na região de Rio Largo, registrado pela estação sismográfica localizada em Anadia/AL (NBAL). O referido evento ocorreu às 23h46 UTC (20h46, horário local), sendo escutado e sentido pelos moradores da localidade. Os mesmos, após o ocorrido, entraram em contato via telefone com o Laboratório Sismológico a fim de confirmar o evento que haviam presenciado. O epicentro é preliminar e possui incerteza epicentral de aproximadamente 5 km. A magnitude preliminar do evento foi 2.0 ML (magnitude local).

Segundo relato recebido pelo Sr. Romério (morador de Rio Largo), o evento também foi sentido por pessoas nas localidades de Multirão, Alto do Ginásio e Mata do Rolo, além de outras em Messias. O LabSis agradece pelo trabalho em conjunto com a Defesa Civil do Estado de Alagoas, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Maceió, o Serviço Geológico do Brasil e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD). Anexado a esta publicação consta a versão original da nota informativa divulgada pelo LabSis/UFRN.

O LabSis segue monitorando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Para mais informações sobre sismologia, principalmente do Nordeste brasileiro, acesse: Sismos do Nordeste.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novas fraudes de água são encontradas no interior de Alagoas Colégio da PM celebra formatura de concluintes do Ensino Médio em Arapiraca Concessionária planeja investir R$ 155 milhões nas redes de água saneamento no interior de Alagoas CSA divulga estado de saúde de atleta vítima de acidente