João Victor Souza*
Não era para ser comum, mas tem acontecido com frequência. Mais um jacaré foi flagrado "passeando" pelo Cepa (Centro Educacional de Estudos Aplicados), no bairro do Farol, em Maceió, nesta semana. Apesar do susto, não houve registro de ataques. Anteriormente, o TNH1 havia publicado de que o animal teria sumido por uma mata, porém o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) confirmou que houve a captura dele na noite de quarta-feira (24).
LEIA TAMBÉM
Segundo informações colhidas pela reportagem da TV Pajuçara, que esteve no centro educacional nesta manhã, o réptil era adulto e tinha cerca de 1,30 m de comprimento. O jacaré filmado estava perto da Escola Estadual Teotônio Vilela. Um grupo de pessoas chegou a se aproximar do bicho, e uma delas fez o vídeo, porém o animal não avançou e depois entrou na área verde. Assista a seguir:
No início do mês, dois jacarés foram vistos em um terreno também no Cepa. Eles ficaram por dias na localidade e depois desapareceram. Ao menos um deles pode ter sido o jacaré visto nesta semana, porém não há confirmação.
O que fazer quando ver um jacaré fora do habitat natural?
A orientação para a população é acionar o BPA para a captura do animal e para depois ele ser levado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Posteriormente, após avaliação, ele deve ser devolvido para o habitat natural.
As pessoas que encontrarem jacarés pelo caminho não devem se aproximar deles para evitar possíveis ataques.
*Com informações da TV Pajuçara.
LEIA MAIS