Justiça suspende reajuste na tarifa de água na Região Metropolitana de Maceió

Publicado em 03/09/2021, às 15h06
Caio Loureiro / TJ AL -

Redação TNH1

O Tribunal de Justiça de Alagoas concedeu liminar nesta sexta-feira, 3, e suspendeu o reajuste de 8,085% das tarifas de água e esgoto da Região Metropolitana de Maceió. O aumento havia sido anunciado pela BRK Ambiental no último dia 31 de agosto e valeria a partir do próximo dia 1° de outubro. A decisão é do juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, da 17ª Vara Cível da Capital. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com o magistrado, "há violação, em tese, ao art. 23 da Lei Estadual n. 6.267/2001, o qual exige que as decisões da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas - ARSAL sejam tomadas por, no mínimo, dois diretores, ao passo em que, na Resolução ARSAL n. 22/2021, há a chancela de apenas uma diretora".

O juiz também apontou violação ao "próprio contrato de Concessão, que confere aos usuários a garantia de sobreaviso quanto às alterações tarifárias, com no mínimo 30 dias de antecedência, enquanto a publicação da Resolução ARSAL N.º 22/2021, que estabelece como marco inicial para a implementação da variação tarifária a partir de 27 de setembro de 2021 (artigo 2°), foi publicada apenas em 30 de agosto de 2021 no Diário Oficial do Estado".  A decisão da liminar acolheu Ação Popular protocolada em conjunto pelo deputado federal Pedro Vilela, pelo senador Rodrigo Cunha e pelo deputado estadual Davi Maia. 

Em nota, a BRK Ambiental afirmou que ainda não foi notificada sobre a decisão. Leia abaixo

"A BRK Ambiental informa que ainda não foi notificada sobre a decisão do Tribunal de Justiça, mas reforça que está à disposição da Justiça para esclarecer este e quaisquer temas relacionados à prestação de serviço de distribuição de água e de esgotamento sanitário assumidos no dia 1º julho de 2021"

O TNH1 entrou em contato com a Arsal, que ficou de enviar uma nota para se posicionar. A matéria será atualizada assim que houver a resposta.  

Entenda o caso - Aprovado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), por meio da Resolução N° 22, de 25 de agosto de 2021, as tarifas dos serviços de água e esgoto da Região Metropolitana de Maceió terão reajuste de 8,085% a partir de 1° de outubro. A atualização tarifária visa a recomposição das perdas inflacionárias dos últimos 12 meses, a partir da data da proposta comercial submetida pela BRK Ambiental no leilão da Concessão dos Serviços de Água e Esgoto da Região Metropolitana de Maceió, e por isso não gera nenhum tipo de ganho real para a nova concessionária.

Publicada pela Arsal no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (30), a adequação tarifária leva em conta o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) e a evolução dos custos relacionados à energia elétrica, mão de obra e aos produtos químicos, além do custo da água fornecida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que é responsável pela produção da água distribuída pela BRK em dez cidades alagoanas.

O Procon Maceió notificou nesta quinta-feira (2), a empresa BRK Ambiental, com o intuito de obter esclarecimentos sobre o anúncio publicado em Diário Oficial do Estado (DOE), na última segunda-feira (30), acerca do reajuste de valores em todas as categorias tarifárias e faixas de consumo, a partir de 1° de outubro nas faturas dos moradores de Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja Conheça os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo (12) Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas