Justiça determina ilegalidade de greve dos servidores de Maceió

Publicado em 22/06/2017, às 14h12

Redação

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) divulgou nesta tarde decisão que considera a greve por indeterminada dos servidores da Prefeitura Municipal de Maceió ilegal.  Os servidores iniciaram o movimento de paralisação exatamente nesta quinta-feira, 22. 

LEIA TAMBÉM

A Prefeitura alegou que a paralisação desrespeita a lei federal nº 7.783/89, uma vez que não houve edital de convocação de assembleia ou ata com a pauta de reivindicações e quórum de votação.

A decisão do TJ-AL também afirma que não houve a demonstração de uma pauta clara de reivindicações e nem menção a manutenção de um percentual mínimo para os serviços essenciais quando a greve foi comunicada. O texto também destaca o prazo de 90 dias pedido pelo Poder Executivo para apresentar uma proposta de reajuste. 

"Destaca que o sindicato busca a revisão anual periódica, contudo, em reunião realizada no dia 12.05.2017, na sede da Secretaria Municipal de Gestão, entre autor e réu, restou demonstrado, além da análise do relatório e gestão fiscal do primeiro quadrimestre de 2017, a "Administração Pública Municipal precisaria de 90 (noventa) dias para apresentar uma proposta de reajuste salarial, cujo percentual retroagiria a 01 de janeiro de 2017", sob pena de ofensa à Constituição Federal e à Lei de Responsabilidade Fiscal", diz o texto da decisão.

Uma multa diária de R$ 5 mil foi fixada caso os servidores não retornem as suas funções. O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió pode recorrer da decisão, emitida pelo Desembargador Domingos de Araújo Lima Neto. A determinação trata-se de uma Tutela Parcial de Urgência, que é tomada para evitar danos graves e de difícil reparação.

O Sindicato dos servidores ainda não se manifestou sobre a decisão. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil interdita via para obras de drenagem em Bebedouro Bombeiros combatem incêndio em estabelecimento comercial em Maceió Influenciadora denuncia assédio sexual em bar na parte baixa de Maceió Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada