Justiça concede liminar e shopping de Maceió poderá cobrar taxa de estacionamento

Publicado em 27/04/2017, às 13h53

Redação

Após a autuação da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL), pela burocratização no cumprimento da Lei de Gratuidade do estacionamento, o Parque Shopping Maceió, localizado no bairro Mangabeiras, conseguiu uma liminar junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), que permite que o estabelecimento retome as cobranças das taxas.

LEIA TAMBÉM

A decisão foi proferida pela Juíza Maria Ester Fontan Cavalcante Manso, da 16ª Vara Cível da Capital, após o shopping entrar com um Mandado de Segurança, solicitando revogar os efeitos do Auto de Infração estabelecido pelo Procon, bem como que a lei não fosse aplicada novamente contra o estabelecimento.

Segundo a Justiça, a medida representa intervenção do Estado no desenvolvimento de atividade econômica de propriedade privada, matéria que é de competência da União. A decisão também classifica a Lei de Gratuidade dos estacionamentos (Lei nº6.212/2017) como inconstitucional. Casos semelhantes julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados do Paraná e Rio de Janeiro foram utilizados como exemplos.

Com isso, o Procon fica impedido de fiscalizar e autuar o estabelecimento, que terá autonomia para cobrar as taxas de estacionamento.

Através de nota, a Associação Brasileira de Shoppings informou que aguarda as decisões liminares para que o direito dos empreendimentos seja garantido.

Confira a nota:

 “A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) esclarece que o Poder Judiciário já iniciou, por meio de decisões liminares, a tutela do direito constitucional de propriedade legítimo dos shoppings, que dá autonomia aos empreendimentos para cobrar pelo uso do estacionamento sem quaisquer restrições. A associação reitera que confia na justiça alagoana para reestabelecer os direitos violados dos empreendimentos”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil interdita via para obras de drenagem em Bebedouro Bombeiros combatem incêndio em estabelecimento comercial em Maceió Influenciadora denuncia assédio sexual em bar na parte baixa de Maceió Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada