Justiça bloqueia ordem de Trump que restringe cidadania por nascimento nos EUA

Publicado em 23/01/2025, às 21h26
- Reprodução/Fox News

Julia Chaib/Folhapress

Um juiz federal suspendeu temporariamente uma das ordens assinadas por Donald Trump logo após sua posse, na segunda-feira (20), que acaba com o direito à cidadania americana de filhos de imigrantes nascidos nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM

O magistrado John C. Coughenour, de Seattle, tomou a decisão após os estados de Arizona, Illinois, Oregon e Washinhgton questionarem o ato de Trump, argumentando que ele fere a Constituição e a jurisprudência da Suprema Corte do país.

A ordem de Trump começaria valer em 30 dias e direciona as agências federais a não emitirem documentos de cidadania para tais crianças.

Isso contraria a garantia, enraizada no direito comum e consagrada na Constituição americana há mais de 150 anos, de que qualquer pessoa nascida nos Estados Unidos é automaticamente cidadã americana.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Executivo casado é indiciado por abusar de 11 adolescentes em troca de dinheiro Alien? Pescadores de vila na Tailândia descobrem restos mortais de criatura bizarra em pântano Turca inspirada em estrela pornô recordista é presa ao anunciar plano para fazer sexo com cem homens Senador propõe lei para proibir ejaculação sem objetivo de fertilizar; entenda