Juízes destacam contribuição de Nelma Padilha ao Judiciário de AL

Publicado em 23/04/2018, às 11h37

Redação

Familiares, magistrados e autoridades prestaram as últimas homenagens à desembargadora Nelma Padilha, que faleceu no sábado (21), em decorrência de um câncer. O enterro aconteceu na tarde de ontem (22), no Cemitério Campo Santo Parque das Flores, no Tabuleiro dos Martins, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

A desembargadora Nelma Padilha foi a primeira mulher de Alagoas a alcançar o cargo de juiz de Direito, exercendo a judicatura a partir de junho de 1976, na Comarca de Porto de Pedras, onde permaneceu até 1978, passando pelas comarcas de Paulo Jacinto, Piaçabuçu, Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios e Pilar.

A juíza Lorena Sotto-Mayor destacou o exemplo que a desembargadora representou em sua atuação jurisdicional. “Ela foi de uma generosidade inesgotável e carinho conosco. Ela era muito acessível, e é por conta disso que a nossa turma a via como a nossa mãe na magistratura. Seus filhos se despedem com saudade e com orgulho, e terão sempre lindas lembranças suas e vão buscar em sua memória honrar a grande juíza e a grande pessoa que ela foi”, disse emocionada a magistrada.

Para o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Ney Alcântara, Nelma Padilha é uma referência não só no Poder Judiciário alagoano, mas no âmbito nacional. O juiz contou ainda que lideranças da magistratura de todo o país prestaram condolências a toda a família, ao tomarem conhecimento do falecimento da desembargadora. 

“Ela ingressou na magistratura, onde passou por todo o interior alagoano, chegou ao Tribunal de Justiça e liderou a nossa Almagis. Ela tem referências dentro da instituição como uma presidente que sempre zelou pelo carinho e pela união de todos. Então, nós temos a Nelma como um modelo do Poder Judiciário, jurisdicional e administrativo. É uma perda irreparável para Alagoas”, destacou.

Na ocasião, o secretário de Comunicação do Estado, Ênio Lins, representou o governador Renan Filho e também ressaltou as contribuições da desembargadora para Alagoas. “Em nome do governador, eu quero salientar a homenagem do Poder Executivo à magistratura alagoana, na figura da desembargadora Nelma Padilha, a primeira mulher de Alagoas que alcançou todos os graus da magistratura com base no seu trabalho reconhecido, com uma história impecável”.

Trajetória    

Nelma Padilha chegou à 3ª entrância em dezembro de 1992. Em 2009, pelo critério de antiguidade, ascendeu ao Tribunal de Justiça de Alagoas, como desembargadora. Foi empossada no cargo de vice-presidente da Corte alagoana em 2 de fevereiro de 2011, assumindo também a presidência da Seção Especializada Cível. Ela se aposentou em agosto de 2012, após 36 anos de atividade judicante.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo de Alagoas prorroga validade de concurso da Polícia Científica; veja data Usina Caeté firma acordo com a Colônia de Pescadores de Roteiro Missas de 7° dia em homenagem a Benedito de Lira serão realizadas nesta segunda-feira (20) Educação reabre matrículas para quem perdeu prazo a partir desta segunda-feira, 20