Judiciário de Alagoas realiza primeiro pagamento de alvará judicial via Pix

Publicado em 11/12/2024, às 16h32
Judiciário de Alagoas realiza primeiro pagamento de alvará judicial via Pix - Caio Loureiro / TJAL

Ascom TJAL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) deu início a uma nova era de modernização e agilidade no pagamento de alvarás judiciais. Na última quarta-feira (11), foi realizado o primeiro pagamento por meio do sistema BRB Jus, utilizando o Pix.

LEIA TAMBÉM

Todas as unidades judiciárias do estado adotarão o sistema a partir da próxima segunda-feira (16), trazendo maior rapidez e eficiência para os jurisdicionados.

O primeiro alvará foi expedido pelo 2º Juizado Especial da Fazenda Pública, sob a titularidade da juíza Nathálya Fernandes, que destacou a importância da inovação:

“Hoje é um dia muito simbólico para todo o Judiciário. O novo sistema torna o trabalho do servidor mais simples e traz o grande diferencial que é a transferência direta para a conta do jurisdicionado por meio do Pix, garantindo agilidade no recebimento dos valores”.

A mudança ocorreu após o Banco de Brasília (BRB) vencer o processo licitatório para substituir o Banco do Brasil (BB). O BRB assumirá a gestão dos depósitos judiciais, administrativos, fianças e recursos destinados ao pagamento de precatórios.

Mais Segurança e Agilidade - O juiz Rafael Casado, auxiliar da Presidência do TJAL, ressaltou os benefícios para o cidadão:

“Anteriormente, o banco tinha até 72 horas para realizar a transferência dos valores. Agora, com um sistema mais moderno e seguro, o jurisdicionado terá maior rapidez no recebimento do seu dinheiro”.

Além disso, o diretor de Tecnologia da Informação do TJAL, Magno Vitório, destacou os ganhos no andamento processual:

“As unidades judiciárias serão um controle mais detalhado de todos os depósitos à disposição e maior facilidade para expedir alvarás, que agora são eletrônicos. Essa mudança atende também a um grande anseio da advocacia, pois facilita o andamento dos processos”.

A gerente de depósitos judiciais do BRB, Juliana Carizzi, explicou a dinâmica do novo sistema:

“Assim que o magistrado assinar o alvará, o valor será transferido automaticamente para a conta do beneficiário. O sistema é intuitivo e eficiente, permitindo a execução de alvarás via Pix judicial, um marco na evolução do Judiciário”.

Treinamento para Servidores - Na segunda-feira (16), às 9h, os servidores das unidades judiciárias participarão de um novo treinamento, ministrado pela equipe do BRB em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) do TJAL. A capacitação será transmitida ao vivo pelo Intrajus, para garantir a adaptação completa ao novo sistema.

Com essa inovação, o Poder Judiciário de Alagoas reafirma seu compromisso com a modernização e com a melhoria da prestação de serviços à população.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Barroso determina uso obrigatório de câmeras pela PM de São Paulo Justiça mantém prisão de suspeito envolvido em execução de delator do PCC STF forma maioria para declarar contrato de trabalho intermitente constitucional iPhones de Kel Ferreti e esposa são encaminhados à PF após casal se negar a desbloqueá-los