Jogadora Marta vai ser homenageada com Título de Cidadã Honorária de Maceió

Publicado em 15/10/2019, às 17h45
-

Ascom Câmara

Eleita por seis vezes a melhor jogadora do Mundo pela FIFA e atualmente jogando no Orlando Pride, do EUA, a camisa 10 da Seleção Brasileira, Marta Vieira Silva, natural de Dois Riachos, no Sertão Alagoano, vai ser agraciada pela Câmara Municipal com o Título de Cidadã Honorária de Maceió. A iniciativa é da vereadora Ana Hora (PSD) e o Projeto de Decreto Legislativo que concede a homenagem foi aprovado, em segunda discussão, em sessão ordinária desta terça-feira (15) no Legislativo municipal. A data para que o Título seja entregue a Marta ainda será definida.

LEIA TAMBÉM

“É uma homenagem mais que justa concedermos o Título de Cidadã Honorária de Maceió a uma mulher que levou o nome de Alagoas para todo o mundo e tem honrado, com seu talento e história de vida ímpar, as mulheres alagoanas. Sinto-me muito feliz em poder ser a autora desse Projeto de Decreto Legislativo e espero que a Marta encontre espaço em sua agenda bastante corrida para vir receber esta homenagem”, destacou Ana Hora.

Na ordem do dia da sessão desta terça-feira, os parlamentares aprovaram ainda Projeto de Lei de Silvania Barbosa (PRTB) que institui o Programa de Prevenção ao Suicídio em Maceió, em primeira discussão. Para virar lei, o texto necessita ainda de ser aprovado em segunda discussão.

“O suicídio é um ato completo cuja causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas, ainda dificuldades financeiras e pessoais, entre outros motivos. Em Maceió, para ficarmos no âmbito local, dados da Secretaria de Segurança Pública revelam que, entre 2015 e 2018, 146 pessoas tiraram a própria vida, e que em todo estado elas já são mais de 540. Por todas essas razões, resolvi apresentar o projeto para que o Município de Maceió possa criar políticas públicas no sentido de combater este mal”, disse Silvania Barbosa.

Ainda pela bancada feminina da Casa, a vereadora Fátima Santiago (Progressistas) também teve um PL que passou por votação e que cria a Carteira de Identificação do Autista, a CIA, para os portadores da síndrome na capital.

Também integrante da bancada feminina na Câmara, a vereadora Maria Aparecida (DEM) conseguiu aprovar PL que considera de Utilidade Pública o Instituto Social e Educacional Nova Vida, no Graciliano Ramos. Já Simone Andrade (DEM) requer a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ipioca.

Já o vereador Siderlane Mendonça (PEN) também teve Projeto de Decreto Legislativo que permite a concessão de Título de Cidadão Benemérito de Maceió a Krerley Irraciel Martins Oliveira. Líder do governo na Casa, o vereador Samyr Malta (PTC), por meio de requerimento, vai homenagear o tenente-coronel da Polícia Militar, José Reinaldo Alves Barreto, com a entrega da Comenda Desembargador Mário Guimarães.
MINUTO - Durante a sessão ordinária, os vereadores fizeram um minuto de silêncio pela morte de um menino de 7 anos, brutalmente assassinado no bairro do Clima Bom, parte alta da Capital. O corpo do garoto foi encontrado nesta segunda-feira com marcas de espancamento e golpes de faca. A solicitação do minuto de silêncio foi do vereador Beto da Farmácia (PROS).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara