Jogador faz apelo à Anvisa para liberação de remédio usado para tratar doença rara

Publicado em 08/03/2025, às 18h00
- Reprodução

TNH1

Destaque do ASA no primeiro jogo das finais do Campeonato Alagoano 2025 com um gol, o atacante Júnior Viçosa aproveitou a entrevista no intervalo para fazer um apelo à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pedindo a liberação do medicamento omaveloxolona, utilizado para o tratamento da Ataxia de Friedreich.

LEIA TAMBÉM

A esposa dele, Luizi Sampaio Severo, é diagnosticada com essa doença rara. “Existem muitos brasileiros que sofrem com essa enfermidade. O remédio está para sair. Gostaria de pedir para a Anvisa agilizar a liberação, o mais rápido possível”, disse o jogador em entrevista transmitida pela TV Pajuçara. O medicamento foi submetido à agência em março de 2024. No entanto, até o momento, ainda não consta como aprovado.

A ataxia de Friedreich é uma doença hereditária, degenerativa e progressiva que afeta o sistema nervoso, sendo causada por alterações no gene FXN, que levam à deficiência da proteína frataxina. Como não existe cura, os tratamentos são utilizados para controlar os sintomas e complicações.

Entre os sintomas da doença estão dificuldade de coordenação e equilíbrio, fraqueza muscular, perda de sensibilidade, dificuldade para caminhar, fala arrastada e escoliose.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar