Jequiá da Praia decreta situação de emergência por conta das fortes chuvas

Publicado em 07/05/2024, às 11h31
Divulgação/Defesa Civil de Alagoas -

TNH1

A Cidade de Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas, decretou situação de emergência, na manhã desta terça-feira (7), por conta dos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município nas últimas horas. De acordo com a Defesa Civil do Estado de Alagoas, até o momento 12 pessoas estão desabrigadas e outras 32 desalojadas no município. Já o número de afetados pelas chuvas chegou a 89. 

LEIA TAMBÉM

No decreto, publicado pelo prefeito Felipe Jatobá, é citado que o alto índice de precipitações pluviométricas registradas nas últimas 24 horas provocaram alagamentos de ruas, residências, prédios públicos e privados, inundações, deslizamento de terra, erosões em vias urbanas e estradas vicinais. Os problemas foram registrados na região urbana de Jequiá da Praia e em alguns povoados do município. 

"O alto índice de precipitações pluviométricas, provocaram alagamentos de ruas, residências, prédios públicos e privados, inundações, deslizamento de terra, erosões em vias urbanas e estradas vicinais, o que afetou zona urbana e os Povoados do Município de Jequiá da Praia – AL, interrompendo os serviços públicos essenciais. A adoção de medidas corretivas e preventivas são urgentes e necessárias para a reconstrução dos prejuízos já detectados e que tal conduta visa minimizar os danos ambientais, sociais e materiais", diz trecho do decreto.

Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), divulgados na manhã de hoje, mostram que somente nas últimas 24 horas choveu cerca de 200 milímetros nos municípios de Coruripe, Feliz Deserto e Jequiá da Praia - cidades do Sul do estado . A situação alertou a Semarh, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, que enviaram equipes para os locais.

Também na manhã de hoje, a Secretaria Municipal de Educação de Jequiá da Praia informou que as aulas no município estão suspensas por tempo indeterminado. O órgão informou que a adoção da medida de prevenção é necessária para a segurança dos estudantes.

Em entrevista à reportagem da TV Pajuçara, a secretaria de Assistência Social de Jequiá da Praia, Jaqueline Jatobá, disse que o município disponibilizou abrigos para acolher famílias desabrigadas e desalojadas.  "Já prevendo essa situação, fizemos um plano de contingência e disponibilizamos os nossos abrigos para poder acolher essas famílias. A todo o momento o número de desabrigados vem sendo atualizado. Até o momento, nós temos uma média de 11 famílias desabrigadas e mais de 30 que foram desalojadas. O número de casas afetadas já é alto. É uma situação bem difícil, pois temos muita chuva e, infelizmente, temos algumas casas que não têm condições de receber um volume tão grande de água", disse Jaqueline.  

Veja, abaixo, o que muda com o decreto de situação de emergência em Jequiá da Praia


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Prefeitura de União dos Palmares deve anunciar medidas de segurança para o acesso à Serra da Barriga Idoso morre no HRM e chega a 20 o número de vítimas de trágico acidente na Serra da Barriga Adolescente vítima de bullying tem rosto empurrado em prato de merenda "Deus me deu esse livramento", diz motorista de carro esmagado por caminhão em Rio Largo