Jangadeiros têm até a próxima sexta-feira (17) para se regularizar

Publicado em 14/12/2021, às 11h58
Jangadeiros têm até a próxima sexta-feira (17) para se regularizar | Foto: Juliana Angelina/Ascom SMTT -

Secom

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) ampliou o prazo para que os profissionais de jangadas e jangadas-bar realizem a renovação anual e façam novas inclusões para a realização da atividade econômica na capital alagoana. Com a decisão, a nova data passa a ser esta sexta-feira (17). O procedimento é obrigatório e tem como objetivo garantir segurança no transporte aquaviário.

LEIA TAMBÉM

“Queremos facilitar o cadastro e a renovação dos jangadeiros aqui, próximo ao ambiente de trabalho deles. Então, é importante que aqueles que não se cadastraram na última semana compareçam para regularizar as permissões e fazer as inclusões, além das devidas renovações”, explicou Bárbara Pinto, assessora de Controle de Delegações da SMTT.

Bárbara destacou, ainda, a adesão dos profissionais que, atualment, são 189 jangadeiros cadastrados na SMTT, porém, até o momento, só realizaram as renovações 55 deles.

Jangadeiro mais antigo atuando nas águas de Maceió, Alcides Teles Santana, de 81 anos, concorda que a regularização é uma etapa fundamental na garantia da responsabilidade no trabalho exercido pela categoria. “Fiscalização é sempre positiva. É a certeza do compromisso com as normas e é assim que tem que ser, para a nossa segurança e de quem está com a gente”, frisou.

“Sentimos a Prefeitura mais perto da gente. A extensão do prazo é uma prova dessa sensibildade, pois todos nós trabalhamos de acordo com a tábua de marés e, agora, teremos mais uma semana para cumprir com todas as leis do Município”, pontuou Maria Aparecida da Silva, presidente da Colônia de Pescadores de Pajuçara e que tem a sessão de uso das piscinas naturais com o passeio turístico.

Como proceder

Para a atualização, os jangadeiros deverão comparecer na sede da Colônia dos Pescadores Almirante Jaceguay, localizada na Rua Jangadeiros Alagoanos, 925, no bairro da Pajuçara. Quem já é cadastrado pagará apenas a taxa de renovação anual no valor de R$ 55,81. Já as novas inclusões de profissionais têm um acréscimo de R$ 8,86.

Os profissionais precisam apresentar originais e cópias do RG e do CPF, comprovante de residência, duas fotos 3×4 atuais e certidões criminais federal e estadual negativas. Também é necessária a carteira de filiação à Colônia de Pescadores Z-1 com declaração, cópia da Carteira de Inscrição e Registro (CIR) emitida pela Capitania dos Portos de Alagoas e, por fim, o certificado do curso ofertado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtel).




Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre após se chocar de frente contra árvore na Av. Durval de Góes Monteiro Ônibus do Sine será levado ao Jacintinho na quinta-feira (16) Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó