Jangadeiros de Maceió criam ‘velário’ para homenagear mortos pelo coronavírus

Publicado em 20/05/2020, às 12h07
Foto: Reprodução / Rede Social -

Eberth Lins

O mar de Maceió amanheceu menos colorido na manhã desta quarta-feira (20). As famosas jangadas, que normalmente estampam obras de arte e referencias ao turismo da capital, estão expostas de uma forma diferente.

LEIA TAMBÉM

O colorido das velas das jangadas sumiu temporariamente e deu espaço ao branco com fitas pretas fixadas na parte de cima. Uma homenagem dos jangadeiros às vítimas do coronavírus de Alagoas.

De acordo com o jangadeiro José Carlos Davino Alves, o Cacau, 15 jangadas foram enfileiradas formando um “velário” para homenagear os mortos pelo vírus, que por conta de questões sanitárias e de segurança, não puderam ter um velório comum. 

“Estamos perdendo familiares e amigos para esse vírus e sequer podemos ofertar um velório e sepultamento digno. Esse velário é justamente para homenagear todas essas pessoas e dizer para as famílias que essas vidas importam”, disse.

A intervenção, segundo o jangadeiro, também é uma forma de pedir que a população cumpra o isolamento social.

“Nós jangadeiros trabalhamos unicamente com o turismo, mas sabemos que por hora é momento de ficar em casa. Ficar em casa é salvar vidas e não poderemos retomar nosso trabalho até que essa situação passe e tenhamos segurança para voltar”, acrescentou.

A ação foi custeada com recursos do jangadeiros e apoio de artistas da capital. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara