Redação
A temporada de 2015 para o CRB se encerra nesta sexta-feira (27) na partida diante do Criciúma, em Santa Catarina, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Mas nos bastidores o clube já se planeja para 2016, quando terá pela frente a Copa do Nordeste, Campeonato Alagoano, Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro.
Até agora, o time praiano renovou com os goleiros Júlio César, Juliano, Bruno e Cris, os zagueiros Audálio, Gabriel e Diego Jussani, o lateral-direito Marcos, o lateral-esquerdo Gleidson Souza e o volante Glaydson. Já o volante Olívio já tinha contrato com o Galo até o final do ano que vem. Outros atletas da base, como o meia Bruno Nascimento e os atacantes Maxwell e Jonata também seguem com contrato com o alvirrubro.
Além dessas 10 permanências, sem contar com os jovens da casa, o CRB ainda vai buscar manter no mínimo mais cinco jogadores. Nomes como o do volante Somália, dos meias Gérson Magrão e Clebinho e do atacante Zé Carlos seriam os favoritos da diretoria para tentar renovação. As negociações acontecem, mas com uma boa impressão deixada pela equipe na Série B, o Galo encontra concorrentes que tentam levar seus atletas que fazem parte do elenco.
O atacante Zé Carlos, por exemplo, tem propostas concretas do Ceará e do futebol do Qatar, além de outros clubes do Brasil. O jogador, que chegou a ser afastado na semana passada pela diretoria pela forma que foi tratada a negociação entre as duas partes, ainda vai voltar a conversar com o CRB para renovação, segundo informações apuradas pelo TNH1 e o Blog do Marlon. Outro que tem sido procurado por outros times é o meia Clebinho. O Vitória, Santa Cruz e Vila Nova já teriam demonstrado interesse no atleta, mas as chances seriam boas dele seguir no time praiano para 2016.
Por outro lado, dois jogadores irão retornar para seus clubes de origem após a Série B. O lateral-esquerdo Pery tem contrato com o Ituano e o meia Cañete com o São Bernardo, e ambos disputarão o Campeonato Paulista, enquanto que o atacante Daniel Cruz pertence ao Santa Rita e definirá seu futuro com o clube de Boca da Mata. O lateral-direito Bocão, por exemplo, demonstrou interesse em permanecer, mas ele pertence ao Tombense-MG e também teria outras propostas. Fica ainda a definir as situações dos volantes Josa e Leandro Brasília e dos meias Wellington Saci e Danilo Bueno, que também pode ter conversas de renovação.
Clebinho é um dos que o Galo tenta manter para o ano que vem. Foto: TNH1
Treinador espera manter boa base
Em entrevista coletiva antes do embarque para Santa Catarina, o técnico do CRB, Mazola Júnior, que também tem contrato renovado com o Galo, espera contar com uma boa base para 2016. “A gente espera ter 15 jogadores para começar o ano (do atual elenco). Está muito difícil. Temos conversado diariamente com a diretoria e essa fase está muito complicada mesmo. Mas a gente espera, confia e estamos trabalhando para dar um pontapé de saída no dia 2 de janeiro (data da pré-temporada) já com uma boa base para começar os trabalhos com pelo menos 15 atletas, que continuarão fazendo parte do plantel do CRB no ano todo”, disse.
Sobre aproveitar os jogadores da base, Mazola Júnior disse que pretende fazer isso, principalmente a partir do ano que vem, já que os trabalhos do elenco do CRB se iniciam no CT do clube, na Barra de São Miguel. “Tivemos cinco garotos que a gente puxou para trabalhar com a gente logo de cara, quando a gente chegou aqui. Estamos até conversando com o presidente sobre essa situação, até porque vou criar um ‘problema’ para o clube. Classificando-se para a Copa do Brasil Sub-20 e Sub-17 (que o CRB já garantiu), traremos um outro tipo de filosofia em relação à categoria de base, para que aí sim a gente possa aproveitar mais. É um outro tipo de investimento, porque hoje em dia não adianta o garoto só ter talento, se não houver toda uma estrutura, todo aquele investimento”, disse o comandante regatiano.
Mazola Júnior fala sobre valorização da base. Foto: TNH1
Ainda sobre o assunto, Mazola Júnior continuou: “A gente procurou nesses cinco ou seis garotos que tinham chamado atenção, dar essa estrutura a eles. Poderíamos ter tido ou ter dado mais oportunidades a outros dois garotos que estão trabalhando conosco, que no nosso modo de entender têm qualidade, mas infelizmente tiveram problema na documentação e não poderiam jogar a Série B, mas que com certeza irão iniciar os trabalhos conosco no ano que vem”.
O treinador ainda projetou o futuro do CRB, que, caso faça um trabalho de qualidade, renderá grandes frutos com seus pratas da casa. “A gente fica um pouco limitado no profissional aqui, por causa dessa situação que estou falando: se realmente se fizer um investimento forte. E agora com a inauguração do CT, a gente tem certeza que o CRB vai partir para esse lado. A tendência é que a médio e longo prazo (o clube) possa aproveitar muito mais ou então muito melhor esses garotos da base. Porque talento tem. O clube com certeza na região vai ser um dos melhores em termos de condição de trabalho, para que o CRB possa formar cada vez mais jogadores com mais perfil de jogador profissional, para atingir um nível de Série A ou B, do que nesse momento que nós conseguimos fazer”, afirmou.
Presidente garante time mais forte em 2016
Em entrevista no último final de semana à Rádio Pajuçara FM, o presidente Marcos Barbosa se mostrou confiante para fazer o elenco do CRB ainda mais forte do que está. “Em 15 dias teremos muitas coisas boas para o CRB. Quem duvidar, pode ter certeza. A partir de agora e até o término do meu mandato como presidente do CRB, (o foco) é inovar cada vez mais para deixar o CRB cada vez mais forte. Para 2016 o CRB vem com os atacantes de lado mais fortes do que já estavam e vem com meio de campo mais forte”, comentou.
O mandatário ainda aproveitou para convidar os torcedores para a inauguração do CT do clube, o Ninho do Galo, na Barra de São Miguel. “Quero convidar a torcida. No dia 24 de dezembro (véspera de Natal), é a festa do CRB. É a inauguração do maior centro de treinamentos do Nordeste, que é aqui em Alagoas”, afirmou.
CT do CRB será entregue na véspera do Natal. Foto: Assessoria CRB
Veja também:
- CRB e Zé Carlos fazem as pazes e história que parecia triste pode ter final feliz
- Após atingir melhor pontuação, CRB ainda pode igualar sua melhor posição na Série B
Confira um resumo apurado pelo TNH1 de quem sai e quem fica no CRB para 2016:
- Quem fica:
Goleiros: Júlio César, Juliano, Bruno e Cris
Laterais-direitos: Marcos
Zagueiros: Rodrigo (base), Audálio, Gabriel e Diego Jussani
Laterais-esquerdos: Gleidson Souza
Volantes: Olívio, Rafinha (base) e Glaydson
Meias: Bruno Nascimento (base) e Laylson (base)
Atacantes: Maxwell (base), Leonel (base) e Jonata (base)
- Quem sai:
Goleiros: nenhum
Laterais-direitos: Maranhão (dispensado)
Zagueiros: Sérgio Raphael (dispensado)
Laterais-esquerdos:
Volantes:
Meias:
Atacantes: Kanu (dispensado), Ricardinho (dispensado) e Isac (dispensado)
- A definir:
Goleiros: nenhum
Laterais-direitos: Bocão
Zagueiros: nenhum
Laterais-esquerdos: Pery
Volantes: Leandro Brasília, Somália e Josa;
Meias: Clebinho, Gérson Magrão, Wellington Saci, Danilo Bueno e Cañete
Atacantes: Zé Carlos e Daniel Cruz
Atual elenco do CRB:
Goleiros: Júlio César (ex-Red Bull-SP), Bruno (ex-Mixto-MT), Juliano (ex-Guarani-SP) e Cris (base e ex-Santa Rita);
Laterais-direitos: Marcos (ex-Ceará) e Bocão (ex-Goiás-GO);
Zagueiros: Audálio (ex-ASA), Gabriel (ex-Botafogo-SP), Rodrigo (base) e Diego Jussani (ex-São Bernardo-SP);
Laterais-esquerdos: Gleidson Souza (ex-Mirassol-SP) e Pery (ex-Ituano-SP);
Volantes: Olívio (ex-Boa Esporte-MG), Glaydson (ex-Treze-PB), Rafinha (base), Leandro Brasília (ex-Mirassol-SP), Somália (ex-ABC-RN) e Josa (ex-Salgueiro-PE);
Meias: Bruno Nascimento (base), Laylson (base), Clebinho (ex-ABC-RN), Gérson Magrão (ex-Sporting Lisboa-Portugal), Wellington Saci (ex-Joinville-SC), Danilo Bueno (ex-Al Ittihad Kalba-Emirados Árabes) e Cañete (ex-São Paulo-SP);
Atacantes: Maxwell (base), Leonel (base), Jonata (base), Zé Carlos (ex-Criciúma-SC) e Daniel Cruz (ex-Santa Rita).
Técnico: Mazola Júnior
Patrocinadores confirmados: Gerovital (EMS), Lojas Guido, Governo de Alagoas, Prefeitura de Maceió e Caixa Econômica Federal.
LEIA MAIS