Já ouviu falar na Campanha Outubro Rosa Pet?

Publicado em 04/10/2023, às 07h27 - Atualizado às 07h27

Deisy Nascimento

Olá, gente.

LEIA TAMBÉM

Outubro chegou e com ele é dado o pontapé inicial para a Campanha “Outubro Rosa Pet”. Este é o mês mês mundial de prevenção e combate ao câncer de mama, tanto em humanos quanto no mundo pet. Infelizmente este mal está cada vez mais presente entre os companheirinhos de quatro patas e é importante levantar esse debate sobre os cuidados e a prevenção.

Por isso, decidi procurar o médico veterinário e especialista em oncologia veterinária, Leonardo Soares (CRMV-AL/497), para conversar sobre o assunto e trazer para vocês algumas dicas e orientações.

Segundo o especialista, por inúmeros fatores a incidência das neoplasias mamárias estão aumentando em cadelas e gatas, e uma das principais áreas em que deve-se focar é na prevenção e ela começa o quanto antes. “As cadelas e gatas devem ser castradas o quanto antes, porém devemos lembrar que para o pet, entrar no primeiro cio é importante para a sua maturação fisiológica, entretanto não é necessário que a fêmea tenha uma ninhada para que ela não desenvolva neoplasia, isso não passa de mito”, explicou.

Soares ressalta, ainda, que Infelizmente a castração precoce não irá impedir que a cadelinha desenvolva o câncer, pois ele pode ter a sua origem estimulada por outros fatores como obesidade, genética e processos inflamatórios crônicos. “Uma vez que a paciente apresente uma neoformação em uma das mamas ou na área entre elas, o próximo passo é fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento”, disse.

ATENÇÃO: A maioria das neoplasias mamárias será percebida pelo tutor como um simples “carocinho” na barriga e é neste momento em que devemos agir, pois quanto mais cedo for iniciado o tratamento melhor será o prognóstico. Leonardo Soares ressalta que ficar protelando o tratamento poderá pesar no futuro da paciente, pois mesmo sendo pequeno o câncer já pode dar origem a metástase. “O primeiro passo para o tutor é procurar orientação com um veterinário especializado na área, dando início aos exames e ao tratamento determinado de acordo com tipo e grau da neoplasia diagnosticada, pois o tutor tem que ter consciência que se tratando de câncer o tempo é fundamental”, finalizou.

Portanto, cuide bem do seu pet! Atenção a ele e vamos lutar no combate ao câncer, tanto em humanos quanto em pets.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

De quanto em quanto tempo o cão e o gato podem tomar banho? Programa de Apoio aos Animais promove Feira de Adoção Você sabia que dormir com um cão pode trazer vários benefícios? Quais os cheiros que os cães não suportam?