Assessoria
Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre o câncer de cabeça e pescoço, que são aqueles tumores que surgem na cavidade oral. E para realizar a prevenção e o tratamento contra a doença, os maceioenses podem contar com os serviços odontológicos ofertados nas Unidades de Saúde da capital.
LEIA TAMBÉM
Em Maceió, o atendimento odontológico preventivo está disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Apenas quatro unidades não dispõem do serviço, que são: a UBS José Guedes de Farias, UDA Divaldo Suruagy, UBS Marlene Lanverly e a USF João Moreira.
Ao apresentar lesões na região bucal que necessitem de atendimento especializado, o usuário da rede básica de saúde é encaminhado para as Unidades de Referência em Saúde do Município para dar continuidade ao tratamento com um estomatologista, profissional especialista em diagnóstico e tratamento de enfermidades relacionadas com a boca.
Como acessar o serviço
Unidade de Saúde da Família: por meio do agente comunitário de saúde ou indo até a unidade para realizar o cadastro;
Unidade Básica de Saúde: os atendimentos são por demanda livre; usuários vão até a unidade para realizar a marcação;
Unidades de Referência em Saúde: atendimentos acontecem por meio do Pronto! - Sistema de Marcação de Consultas e Exames, pelo WhatsApp (82) 3312-5492.
Julho Verde
A campanha Julho Verde tem o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Cabeça e Pescoço, visto que quanto antes descoberto, maior eficácia no tratamento. Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.
O principal objetivo da campanha, é chamar atenção para tumores que muitas vezes apresentam sintomas negligenciados, aumentando casos de diagnóstico tardio, que prejudica a qualidade de vida do paciente.
LEIA MAIS