Isenção do IPVA em Alagoas: Saiba como solicitar

Publicado em 11/07/2024, às 15h46
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

Em Alagoas, 208.935 proprietários de veículos e motocicletas possuem isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse número representa cerca de 20% da frota em circulação. O benefício é ofertado para diversos grupos, e deve ser solicitado por meio da atendente virtual da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz), a Nise.

Quem tem direito?

Pessoas com deficiência (PcD), taxistas, locadoras de veículos, serviços turísticos, proprietários de motocicletas até 175 cilindradas (cc) e diversas entidades são contemplados com o benefício. Qualquer pessoa que se encaixe em um desses padrões pode realizar o pedido de isenção por meio da Nise, pelo site da secretaria (sefaz.al.gov.br) ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot).

Ao entrar no site, o solicitante deve iniciar uma conversa com a atendente virtual da secretaria, sendo direcionado pelo seguinte roteiro de acesso:

1 – Impostos;

2 – IPVA;

3 – Pedido de isenção.

Após esse procedimento, é necessário informar o grupo ao qual se enquadra o requerente. Para cada procedimento um documento diferente deve ser anexado.

O passo a passo completo de todos os requerimentos, bem como a lista de documentos, se encontram neste link no menu “Isenção IPVA”.

Depois de ser atendido por um servidor da Fazenda e encerrar o procedimento, o cidadão receberá o número do processo para que possa fazer o acompanhamento da solicitação por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Caso o pedido seja deferido e a certidão seja emitida, automaticamente a isenção é encaminhada para o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran).

O gestor do IPVA em Alagoas, Eugênio Barros, pontua que, atualmente, é necessário que seja feito todo processo de solicitação para que o benefício seja concedido. Ele explica que, atualmente, nenhuma isenção de IPVA ocorre de forma automática no estado, e que o cidadão que se enquadra nas regras precisa fazer o requerimento.

“Por exemplo, quando iniciou o Programa Correria, do Governo do Estado, nós fizemos um levantamento de todos os proprietários de motocicletas e motoristas por aplicativo que se enquadravam nos padrões do benefício. Nessa época, a isenção foi dada de forma imediata (automática) a todos eles. Hoje, porém, se faz necessário que todos os públicos façam a devida solicitação de forma correta”, afirma.

Com ASCOM SEFAZ-AL

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Top Car TV 2024 FENATRAN 2024 começa na próxima segunda com recorde de participantes Fiat lança série especial Tributo em homenagem aos seus 125 anos Mais sustentável: Empresa de lâmpadas automotivas deixa de usar embalagens plásticas