Iplan promove oficinas para o Plano Diretor: participação da população é essencial

Publicado em 12/07/2024, às 11h06
Divulgação -

Assessoria

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) convida a população para participar das oficinas de Revisão do Plano Diretor. As atividades ocorrerão na próxima sexta-feira (19) e no sábado (20), com a participação de diversos setores da sociedade e dos cidadãos maceioenses.

LEIA TAMBÉM

Na sexta-feira(19), o evento será destinado ao Conselho do Plano Diretor, que inclui representantes de instituições educacionais e científicas, associações de moradores, ONGs, sindicatos e empresários envolvidos no desenvolvimento urbano. 

Já no sábado, é a vez da população contribuir com suas ideias e perspectivas para o futuro de Maceió. A oficina acontecerá na Escola Municipal Nosso Lar, no bairro Ponta Grossa, das 8h às 18h.

As oficinas buscam abordar questões emergentes globais e locais relevantes para o planejamento urbano, como mudanças climáticas, direito à cidade e a reestruturação da paisagem urbana. A metodologia adotada garante que a população participe de discussões em busca do desenvolvimento urbano sustentável, resiliente e inclusivo da cidade, garantindo que as necessidades e aspirações do povo maceioense sejam ouvidas.

Sobre a oficina

Considerando a realidade com eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, a primeira oficina trata da questão “Mudanças Climáticas”. Na oficina, os participantes serão divididos em três grupos para discutirem os seguintes temas transversais relacionados à questão central:

1.            Habitação, expansão urbana, dinâmica imobiliária, segurança urbana, patrimônio cultural, uso e ocupação do solo.

2.            Qualidade urbana e ambiental, meio ambiente, áreas de risco à vida, saneamento ambiental.

3.            Desenvolvimento econômico, turismo, mobilidade e transporte, equipamentos públicos.

As oficinas serão realizadas em diferentes territórios da cidade, levantando potencialidades, problemas, ações e diretrizes. A metodologia conta ainda com a possibilidade de contribuições online por meio de formulários. O objetivo é garantir a participação ativa da população e do Conselho do Plano Diretor em todas as etapas do processo, resultando em um plano atualizado e eficaz, que reflita uma visão coletiva e estratégica para o futuro de Maceió.

Para se inscrever na primeira oficina, a população deve responder o formulário online disponível no site: planodiretor.maceio.al.gov.br.

Próximas datas de oficinas:

1. Mudanças climáticas: 20.07.  Escola Municipal Nosso Lar, no bairro Ponta Grossa, das 8h às 18h.

2. Direito à Cidade: 27.07.  Local: a ser divulgado em breve.

3. Reestruturação da Paisagem Urbana: 03.08. Local: a ser divulgado em breve.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Embarcação vira na praia de Ponta Verde; bombeiros fazem buscas Portaria do Procon Maceió orienta consumidores sobre matrículas escolares Mãe denuncia negligência médica em morte de bebê de 1 ano na UPA do Benedito Bentes Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas