iPhone 13: comunicação via satélite pode ser exclusiva de alguns países

Publicado em 06/09/2021, às 10h00
Divulgação -

Olhar Digital

O recurso do iPhone 13 que permite a comunicação de emergência via satélite em baixa órbita terrestre (LEO) deve ser restrito para alguns países. De acordo com o analista de mercado Mark Gurman, o iPhone 13 S, modelo mais simples e exclusivo de alguns mercados, não receberá a função.

Segundo Gurman, o iPhone 13 poderá enviar notificações via satélite somente em áreas onde não há cobertura 4G ou 5G. Além disso, a limitação geográfica pode estar relacionada ao alcance do sinal. Embora a Apple planeje implementar mais de um satélite para a função, uma cobertura global pode estar a anos de se concretizar. Os países que receberão a cobertura não foram informados.

iPhone 13 não fará chamadas via satélites

LEIA TAMBÉM

Ainda de acordo com o analista, o recurso do iPhone 13 via satélites não deve realizar chamadas, apenas enviar mensagens via SMS ou iMessages para órgãos de segurança relatando emergências.

A limitação seria uma estratégia da Apple em decorrência da limitação geográfica dos satélites, que impossibilitará a realização de chamadas internacionais, além de uma política de boa vizinhança com as operadoras que podem não gostar de um dispositivo que realiza chamadas autônomas. Apesar disso, ele destaca que a realização de chamadas internacionais por satélite está nos planos da fabricante para o futuro.

O iPhone 13 deve chegar ao mercado em 17 de setembro e apesar de Mark Gurman ter um histórico de acertos na indústria dos smartphones, não há confirmação por parte da Apple que o recurso de comunicação por satélite estará mesmo no aparelho.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas