Inteligência artificial mostra rosto de Jesus a partir do Santo Sudário; confira

Publicado em 28/09/2023, às 14h44
Foto: Reprodução/ Midjourney -

O Tempo

Uma simulação feita por meio de inteligência artificial (IA) recriou o rosto de Jesus Cristo. O feito usou com base o Santo Sudário, o que, segundo a tradição, cobriu o corpo de Cristo após sua crucificação. Conforme pesquisadores, o uso da tecnologia revelou a imagem mais nítida de todos os tempos do tecido que está atualmente em exposição em Turim, na Itália, para mostrar como o Nazareno poderia ter sido. 

LEIA TAMBÉM

Nesta semana, a Igreja Católica celebra os 90 anos desde a primeira vez que o Santo Sudário foi exibido publicamente em quatro séculos. Esse objeto misterioso e altamente debatido é acreditado pelos cristãos, de acordo com sua crença, por retratar o verdadeiro rosto de Jesus Cristo após sua suposta envoltura nele após a crucificação no Gólgota, nos arredores de Jerusalém.

Para comemorar esta ocasião, o jornal britânico "Daily Star" resolveu utilizar o Midjourney, uma inteligência artificial, capaz de recriar imagens a partir de algumas características compartilhadas, para mostrar como Jesus se parece em comparação com o tecido original de 4,2 metros de comprimento.

O que é o Santo Sudário?

Conhecido como o “pano sagrado”, o Santo Sudário possui uma história controversa. Membros da Igreja Católica acreditam que o pano de 4,2 metros de comprimento e 1,1 metro de largura representa a imagem de Jesus Cristo após sua crucificação, como mencionado nas primeiras referências na Bíblia. O Evangelho de Mateus (Mateus 27:59) e o Evangelho de João (João 19:38–40) relatam o envolvimento de José de Arimateia e os apóstolos Pedro e João com o Sudário.

Apesar de estar em exibição pública há cerca de 600 anos, o Santo Sudário sempre foi alvo de debate e ceticismo. O bispo francês Pierre d’Arcis escreveu ao Papa Clemente VII em 1390, expressando suspeitas de que o Sudário fosse uma “artimanha inteligente”, questionando sua autenticidade.

Com informações de Daily Star. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas