Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas vai promover um ciclo de debates sobre o cangaço

Publicado em 24/07/2024, às 13h17

Redação

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas promove, em 30 e 31 de julho, um ciclo de debates sobre Virgulino Ferreira, o cangaceiro Lampião, com a temática “Cangaço”.

Em seu acervo o IHGAL guarda inúmeras peças que pertenceram a Lampião e a Maria Bonita, sua companheira,  e estarão disponíveis a quem participar do evento, com acesso gratuito.

LEIA TAMBÉM

O ciclo de debates vai acontecer no Salão Nobre Presidente Orlando Araújo, na sede da instituição, e estarão em discussão o conceito de cangaceirismo, a influência do cangaço para o desenvolvimento da economia criativa no Nordeste,  o banditismo em Alagoas e as trajetória de Lampião.

Nascido em Serra Talhada, sertão de Pernambuco, Virgulino Ferreira no século passad durante muitos anos percorreu o Nordeste, inclusive Alagoas, espalhando um estilo de atuação que ficou conhecido como cangaço, praticando uma série de crimes.

Terminou assassinado na Grota de Angicos, em Sergipe, num embate com integrantes da volante do Tenente Bezerra, da Polícia Militar de Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”