Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas lança portal nesta quarta-feira

Publicado em 13/12/2016, às 19h14

Redação


LEIA TAMBÉM

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – IHGAL lança na tarde desta quarta-feira, 14, no Salão Nobre Orlando Araújo, na sede do Instituto, o seu portal digital, que possibilitará o acesso público ao rico acervo da Instituição.

De acordo com o vice-presidente do IHGA, Fábio Marroquim, a iniciativa foi trabalhada durante todo o ano para facilitar que o abrangente conteúdo fique à disposição de estudiosos de maneira mais prática.

“Antes, o acervo ficava à disposição para os pesquisadores in loco, agora vamos ampliar o acesso digital para universidades, escolas, estudiosos e para aqueles que tiverem interesse nas informações das mais diversas naturezas. O portal é muito amplo e contará com uma coleção enorme de documentos, livros, mapas, e atingirá os mais diversos agentes culturais não somente de Alagoas, como também do Brasil ”, afirmou.

Através do IHGAL Digital, acadêmicos, estudantes de todos os níveis, pesquisadores, e estudiosos em geral contarão com um serviço de dados e informações que lhes dará acesso virtual ao museu e à biblioteca do Instituto, cujos arquivos de documentos, hemeroteca, guardam itens do patrimônio cultural de Alagoas e do Brasil nas áreas da história, geografia, antropologia, arqueologia, etnografia e documentação.

Fundado em 1869, o IHGAL foi o terceiro a ser fundado no Brasil e completa 148 anos de funcionamento ininterrupto em 2017. A iniciativa também constitui contribuição do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas para as comemorações que marcarão a passagem do bicentenário da emancipação política de Alagoas.




Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Morre o radialista Tony Santos; Campeonato Alagoano terá homenagens OAB/AL celebra nova diretoria durante solenidade no Centro de Convenções Samu recebeu 55 mil trotes em 2024; média é de 154 ligações por dia Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais