INSS: ligação para Central 135 passa a ter menu digital na tela do celular; saiba como funciona

Publicado em 10/04/2024, às 20h51
INSS/Divulgação -

Extra Online

Aposentados, pensionistas e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a ter acesso a um menu digital de autoatendimento, direto na tela do celular, ao ligar para a Central 135. A funcionalidade começou a funcionar nesta quarta-feira (dia 10), ainda em período de testes.

LEIA TAMBÉM

A experiência de autoatendimento será implantada em período de testes, sendo disponibilizada aos poucos. Funciona assim: ao ligar no 135, o menu digital irá aparecer para o cidadão. Para isso, é preciso ter, no momento da ligação, acesso à internet. Sem conexão, a ligação será direcionada imediatamente para a Central 135.

Segundo o instituto, as opções do menu digital foram definidas a partir dos assuntos mais buscados na central. O autoatendimento digital não será obrigatório e o cidadão pode, a qualquer momento, clicar em “voltar para a ligação” para que a chamada seja direcionada para o 135.

Ferramentas do tipo já são utilizadas por instituições privadas, como bancos e operadoras de telefonia. O INSS afirmou que o objetivo é facilitar o acesso e conhecimento do usuário em relação aos serviços oferecidos, e agilizando o processo para reduzir o tempo de espera para atendimento das chamadas telefônicas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inflação dos alimentos pressiona bares e restaurantes em dezembro Abono salarial PIS-Pasep 2024: prazo para sacar termina nesta sexta; saiba quem tem direito Aposentadorias do INSS com reajuste serão pagas entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro Saiba qual será o valor do salário mínimo em 2025 após nova regra do corte de gastos