Inscrições para feira de ciências Experiment-AL terminam no próximo dia 20

Publicado em 11/09/2019, às 17h45
-

Ascom Secti

Professores e estudantes da rede pública e privada de ensino do estado de Alagoas têm até o dia 20 deste mês para submeterem seus trabalhos na 3ª edição da Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas (Experiment-AL). Para fazer a inscrição basta acessar o site www.experiment.al.gov.br. Dessa forma, os alunos podem apresentar seus projetos de pesquisa e ainda concorrerem a uma bolsa de iniciação científica durante 12 meses.

LEIA TAMBÉM

A Feira é uma realização da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal). Todo processo de inscrição é gratuito e podem participar estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Maceió e do interior do Estado, alunos do ensino profissionalizante e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). 

Este ano, o tema principal da feira é “Inovação e empreendedorismo: soluções para cidades inteligentes”. Ela tem como objetivo estimular jovens cientistas das escolas de educação básica, públicas e privadas, do Estado à produção científica e tecnológica.  Os trabalhos selecionados serão apresentados de 04 a 07 de novembro, no bairro do Jaraguá, interagindo com a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.  

Edições anteriores

2016

Em 2016, a Experiment-AL contou com 116 projetos submetidos, 50 selecionados e a participação de 24% das escolas da capital e 76% do interior do Estado. Foram cerca de 300 alunos, com seus professores/orientadores que expuseram experimentos, maquetes e projetos.

No total, foram nove premiações, sendo três primeiros lugares do ensino fundamental e médio, professor e escola destaque e trabalho mais popular. Os alunos premiados em 1º lugar nas categorias Ensino Fundamental e Médio foram contemplados com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Chamada MCTIC/CNPq/SECISnº20/2015.

2018

Em 2018, a Feira aconteceu durante o maior evento científico da América Latina, a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram premiados seis estudantes, além da escola e professor destaque e o melhor trabalho eleito pelo voto popular.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas