Inscrições para Concurso Internacional Redação de Cartas 2022 terminam dia 18

Publicado em 11/03/2022, às 23h14
-

Assessoria Correios

As instituições de ensino e estudantes que queiram participar do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2022 têm até a próxima semana para fazer a inscrição de suas cartas. O prazo encerra-se no dia 18 de março.
 
Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, o concurso é realizado no Brasil pelos Correios e acontece em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – é realizada pela UPU.
 
Este ano, o tema da redação é: “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática.”
 
Para participar, escolas púlicas e privadas devem selecionar, entre as redações de seus alunos, até duas cartas para representá-las na fase estadual. A melhor redação de cada Estado concorre ao prêmio nacional, quando é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.
 
A premiação para a escola e os alunos vencedores na colocação nacional é de até R$ 10,5 mil e até R$ 10 mil, respectivamente, além de outros valores para os primeiros colocados na fase estadual.
 
Melhoria da alfabetização – O objetivo do certame é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.
 
Todas as informações sobre o concurso, como formulário de redação, ficha de inscrição e endereço para o envio dos documentos estão disponíveis no endereço: https://www.correios.com.br/concursocartas.
 
Concursos anteriores
 – Na disputa internacional, o Brasil já ganhou 3 medalhas de ouro (1972/1988/2006), 2 medalhas de prata (1978/1980), 2 medalhas de bronze (1992/2015) e recebeu menções honrosas em 2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2021. Na classificação internacional, o Brasil só é superado pela China (5 medalhas de ouro).
 
Dentre as menções honrosas para o Brasil, destaca-se a da estudante Luísa Tejo Salgado Catão, de 15 anos, que venceu a edição nacional do ano passado, representando o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Campina Grande/PB. Luísa foi condecorada na fase internacional do concurso, onde disputou com alunos de mais de 60 países.

LEIA TAMBÉM

Alagoas – A vencedora da edição estadual, em 2021, foi a estudante Kalyne Rose da Silva, do Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Agreste. Além da conquista no estado, a aluna alcançou a 3ª colocação nacional no certame. Já a instituição de ensino, situada em Arapiraca, é a atual tricampeã do Concurso de Cartas em Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)