Assessoria
Nos próximos dias 09 e 10 de março, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) vai realizar dois eventos para compartilhar e discutir o diagnóstico e as propostas que poderão guiar uma nova forma de pensar a política habitacional em Alagoas. A programação é aberta à população e conta com um seminário e uma oficina preparatória. As inscrições são limitadas e já podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/habitacaoal.
LEIA TAMBÉM
Desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, a agenda tem início no dia 09 de março, com uma oficina preparatória, onde as recomendações do ONU-Habitat para o setor serão apresentadas de forma mais detalhada. O momento, que acontece na Escola de Governo de Alagoas, além de colher percepções que auxiliem na construção de propostas para a gestão do tema da habitação, vai servir também para eleger participantes que comporão a mesa de debates no evento do dia seguinte, fortalecendo o engajamento da sociedade civil nas diretrizes propostas.
Já no dia 10, o encontro acontece no Auditório Aqualtune, do Palácio do Governo. Mediado pelo consultor do ONU-Habitat, Nabil Bonduki, o Seminário Diretrizes para a Política Habitacional de Alagoas vai trazer os resultados de toda a pesquisa e dos diálogos que a agência da ONU vem construindo em torno do tema. Além disso, o evento contará com uma mesa de debates para que as recomendações sejam discutidas de forma conjunta.
“Estruturar em um sistema de desenvolvimento urbano e habitacional a experiência acumulada que o setor público já vem adquirindo nestes temas, com diretrizes e propostas mais articuladas, é um grande passo que o Estado pode dar. Fizemos um ciclo intenso de conversas com diferentes atores estratégicos de Alagoas sobre o assunto e, agora, é a vez de apresentar o que desenvolvemos e discutir, de forma mais ampla, junto à sociedade, as estratégias e soluções inovadoras que estamos propondo para o governo”, pontua a analista de Programas do ONU-Habitat, Paula Zacarias.
Os dois eventos possuem vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas separadamente, nos respectivos links de inscrição. A manutenção do distanciamento social e o uso de máscara serão obrigatórios durante os encontros.
As propostas de diretrizes para uma política habitacional vêm sendo desenvolvidas no âmbito do programa Visão Alagoas 2030, uma parceria entre o ONU-Habitat e o Governo do Estado que tem como foco a implementação de estratégias para um desenvolvimento urbano sustentável no território.
LEIA MAIS