Inmet alerta para chuvas de até 50 milímetros e ventos fortes em todas as regiões de Alagoas

Publicado em 14/02/2024, às 14h06
-

TNH1

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta quarta-feira (14), dois novos alertas de chuvas intensas para todos os municípios alagoanos. De acordo com o órgão, é previsto chuvas de até 50 milímetros, acompanhadas de ventos intensos que podem atingir até 60 quilômetros por hora.

LEIA TAMBÉM

Ainda segundo o Instituto, os dois alertas, com as cores amarelo, que representam perigo em potencial, também prevê baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso meteorológico é válido até às 10h desta quinta-feira (15).

Instruções:

Semarh divulga aviso meteorológico para acumulado de chuvas em Alagoas - O aviso meteorológico encaminhado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) mostra a possibilidade de chuva de intensidade moderada entre a Quarta-feira de Cinzas (14) e a quinta-feira (15), em todo o estado de Alagoas. Os maiores acumulados estão previstos para o Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), da Semarh-AL, as equipes fazem o monitoramento das condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo. As rodadas mais recentes desses modelos indicam a possibilidade desta chuva de intensidade moderada.

"As condições atmosféricas em baixos, médios e altos níveis favorecem a formação de áreas de instabilidade adjacente à costa norte e leste da Região Nordeste do Brasil. Nas próximas 24 horas, há previsão de expressivos acumulados de chuva em parte das regiões ambientais de Alagoas, a saber: Sertão, metade norte do Agreste e Zona da Mata e no Litoral. Atenção especial para a região metropolitana de Maceió, onde são esperados os maiores acumulados", explica o órgão sobre as condições sinóticas.

A chuva pode persistir e gerar acumulados significativos em pontos isolados dos setores norte e leste de Alagoas, em particular na região metropolitana de Maceió. Com isso, há risco para alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, também há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

IMA alerta sobre o período de defeso do caranguejo-uçá em Alagoas Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics "Não há risco de contaminação nas águas do Rio Tocantins", diz governador Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no rio Tocantins