Ingerir açúcar depois de beber engana bafômetro? E aí, é fake?

Publicado em 23/10/2018, às 13h43
-

Letícia Sobreira* com Redação

Dando continuidade à série que desvenda notícias curiosas que circulam na internet, Nathália Lopes, repórter da TV Pajuçara, buscou a verdade sobre um vídeo que muitas pessoas têm compartilhado em suas redes sociais, onde um homem afirma que comer açúcar depois de ingerir bebida alcoólica pode enganar o bafômetro.

LEIA TAMBÉM

No vídeo, o homem toma um gole de vinho e faz o teste no bafômetro, que mostra um resultado positivo – acusando álcool no sangue. Depois de comer uma colher de açúcar, o bafômetro mostra um resultado negativo. Saiba a verdade:

Confira o que disse o Tenente Emanuel Costa, coordenador da Operação Lei Seca Alagoas, do DETRAN-AL:

“Esse efeito acontece porque se a pessoa não bebeu e acabou de ingerir um gole de bebida alcoólica, como vinho ou cerveja, o álcool fica no trato superior da boca e a pessoa pode lavar com açúcar, água, ou vinagre que quando for fazer o teste novamente, o resultado dará zero. Porque o álcool desceu para o organismo e ainda está processando para ir para o sangue. Só com cerca de 10 minutos depois de ingerir a bebida alcoólica é que será acusado no teste do bafômetro. Aí a pessoa pode ingerir açúcar e mais açúcar e não vai baixar, só depois do tempo necessário para aquele álcool saia do organismo.
Se a pessoa bebeu, o correto é evitar dirigir ou aguardar o tempo necessário para que o álcool saia do organismo e a pessoa esteja em condições de dirigir.”

*Estagiária sob supervisão da editoria
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dinheiro acumula na conta bancária de 4 signos a partir deste sábado (30/11) Transtorno do jogo: o que acontece no cérebro de pessoas viciadas em bets Atendimento a dependentes de apostas cresce 7 vezes no SUS, com alta entre mulheres Existe ciência por trás das 5 linguagens do amor? Estudo questiona teoria