Influenciadora denuncia assédio sexual em bar na parte baixa de Maceió

Publicado em 21/01/2025, às 11h29
- Reprodução/Redes sociais

João Arthur Sampaio

A influenciadora digital Adriana Ventura usou as redes sociais para denunciar ter sido vítima de assédio sexual em um bar na Jatiúca, parte baixa de Maceió. O caso aconteceu na noite do último domingo (19) e foi compartilhado por ela nos perfis oficiais no X (antigo Twitter) e no Instagram nessa segunda-feira (20).

LEIA TAMBÉM

Segundo o relato da vítima, ela estava em um pagode no local, quando, na frente de todo mundo, um homem homem se sentiu à vontade para colocar a mão dentro do shorts enquanto olhava para ela, usando um pirulito para estimular as partes íntimas e se insinuando, além de convidá-la para "dançar um samba com ele".

Adriana contou que o músico da banda que estava tocando percebeu a reação dela e alertou o homem com um gesto negativo. “Como se a questão fosse apenas eu aceitar ou não a ‘dança’. Como se essa fosse uma possibilidade plausível”, relatou.

“O mais perturbador, além do assédio e da importunação sexual explícita, foi a complacência das pessoas que presenciaram a situação. Uma mulher loira, que estava sentada à mesa, provavelmente conhecida dele, gargalhava junto a outro homem. Eu, incrédula, ainda tentava entender o que estava acontecendo. Como mulher, decidi abordá-la na inocência que pudesse me ajudar com aquela situação ainda sem perceber que sua conivência não me validava, mas a ele. ‘Eu só vi ele te chamando para dançar’, ela alegou, compactuando com a situação. Afinal, apenas um convite para dançar justificaria risadas tão intensas?”, detalhou.

A influencer disse que chamou o gerente e os responsáveis pelo estabelecimento para comunicar o ocorrido. Uma viatura teria sido acionada por eles, mas não compareceu ao local. Enquanto isso, o suposto assediador teria passado por ela a caminho de outro bar e a mulher que estava com ele parecia ter avisado da situação. Os dois teriam sumido.

O responsável pelo bar informou que iria disponibilizar as imagens para colaborar na investigação do caso. No entanto, Adriana alegou que não recebeu contato para o envio do vídeo da câmera de segurança. Ela disse que iria registrar um boletim de ocorrência por assédio e importunação.

“Não posso esperar apoio do estabelecimento, pelo visto, uma vez que parecem estar alinhados com ele, como muitas pessoas me relataram. Recebi de diversas pessoas informações sobre o assediador. Também chegaram até mim relatos de outras mulheres sobre episódios de assédio, importunação e até mesmo abuso envolvendo a mesma pessoa. Tudo indica que esses comportamentos são recorrentes e até normalizados por parte dele”, lamentou.

“Ainda me pergunto: o que fez esse homem se sentir tão confortável para ter esse tipo de postura comigo, mulher negra, em público, diante de tantas pessoas? Estou indignada. Senti-me completamente desrespeitada. E ainda mais pela complacência de quem presenciou. Uma mulher”.

Me sinto violentada. Desrespeitada. Me sinto impotente, escreveu Adriana no Instagram.

O que diz o bar

Em nota oficial, divulgada nesta terça-feira (21), o bar lamentou o ocorrido e repudiou todo e qualquer tipo de assédio ou preconceito, independentemente de sua natureza. Além disso, a empresa alegou que prestou total apoio à cliente e se colocou à disposição das autoridades. Confira na íntegra abaixo:

"Nota de Esclarecimento e Repúdio

O Conversa Botequim vem a público lamentar profundamente o ocorrido e reiterar que repudiamos veementemente todo e qualquer tipo de assédio ou preconceito, independentemente de sua natureza. Reafirmamos nosso compromisso com a segurança, o respeito e a dignidade de todas as pessoas que frequentam nosso estabelecimento.

Desde o primeiro momento, prestamos total apoio à cliente envolvida e seguimos à disposição tanto dela quanto das autoridades competentes.

Há 12 anos atuamos em nossa cidade, sempre guiados por valores como respeito, inclusão, segurança e bem-estar. Reafirmamos nosso compromisso de manter um ambiente acolhedor, seguro e igualitário para todos, e seguimos empenhados em aprimorar constantemente nossas práticas para que episódios como este nunca se repitam.

Conversa Botequim"

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil interdita via para obras de drenagem em Bebedouro Bombeiros combatem incêndio em estabelecimento comercial em Maceió Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada Familiares, autoridades e admiradores de Biu de Lira participam de Missa de 7º Dia