Índios protestam em Joaquim Gomes contra Projeto de Lei que altera demarcação de terras

Publicado em 22/06/2021, às 12h26
PL 490/2007 altera demarcação de terra e é considerado um retrocesso por povos indígenas | Foto: Cortesia / Ascom PRF -

Eberth Lins

Na manhã desta terça-feira (22), povos indígenas da tribo Wassu Cocal bloquearam o KM 24 da BR-101, em Joaquim Gomes. O protesto foi encerrado no período da tarde, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

LEIA TAMBÉM

O ato é contra o Projeto de Lei (PL) 490/2007, que altera o Estatuto do Índio e determina que as terras indígenas sejam demarcadas por meio de leis, o que é considerado um retrocesso pelos índios.

O protesto teve início por volta das 09 horas e a pista está totalmente interditada. Com o bloqueio, uma longa fila de carros se formou na BR-101. 

A PRF já está no local e informou que agentes estão conversando com manifestantes na tentativa de liberar a via. A pista foi desbloqueada às 14h40.

Projeto é considerado retrocesso

O Projeto de Lei foi apresentado pelo deputado Homero Pereira (PR-MT) e, se aprovado, a competência para determinar a demarcação das terras indígenas passa a ser do Congresso. Para povos indígenas, a proposta é uma ameaça e atende a chamada "bancada ruralista".

Atualmente, a demarcação das terras indígenas é de responsabilidade do Governo Federal, por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai), sendo realizada via ato administrativo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Estado realiza primeiro transplante de fígado em um hospital da rede pública Veja cidades com maior volume de chuvas nos últimos dois dias, segundo a Defesa Civil Não há risco de transbordamento de rios em Alagoas, diz Defesa Civil Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja