Indígenas voltam a protestar contra Projeto de Lei e bloqueiam BR-101 em Joaquim Gomes

Publicado em 30/06/2021, às 15h19
-

Redação TNH1

Índios da tribo Wassu Cocal voltaram a realizar protesto contra o Projeto de Lei (PL) 490/2007 e bloquearam, na manhã desta quarta-feira, 30, os dois sentidos da BR-101 na altura do km 24, em Joaquim Gomes, interior de Alagoas. 

LEIA TAMBÉM

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio começou por volta das 10h30 desta manhã. Esse é o terceiro ato dos índios da região em uma semana. O desbloqueio foi realizado às 16h30, informou a PRF. 


Foto: Divulgação / PRF

Os indígenas protestam contra o PL 490/2007, que foi apresentado pelo deputado Homero Pereira (PR-MT) e, se aprovado, a competência para determinar a demarcação das terras indígenas passa a ser do Congresso. Para povos indígenas, a proposta é uma ameaça e atende a chamada "bancada ruralista".

Atualmente, a demarcação das terras indígenas é de responsabilidade do Governo Federal, por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai), sendo realizada via ato administrativo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem supostamente embriagado causa colisão e capota caminhonete em Arapiraca Ônibus tomba e 10 passageiros ficam feridos em município do interior de Alagoas Defensoria Pública cobra explicações e providências sobre interrupção no abastecimento de água MPT vai investigar acidente com trator que matou trabalhador em Rio Largo