Índice de homicídios em Alagoas cai 18% no ano de 2015

Publicado em 04/01/2016, às 13h16

Redação

Alagoas alcançou uma redução de 18% no número de homicídios em 2015, com relação a 2014, voltando ao patamar de anos anteriores a 2008, segundo afirmou o governador Renan Filho (PMDB).

LEIA TAMBÉM

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e foram apresentados nesta segunda-feira (04), em reunião na sede do órgão, no centro de Maceió, pelo governador e pelo secretário Alfredo Gaspar. Foram registrados 1.804 homicídios no ano passado, contra 2.201 no ano de 2014.

Maceió teve redução maior, de 23,31%. Foram 564 assassinatos em 2015 contra 735 no ano anterior.

Um índice destacado pelo governador foi o de elucidação de crimes, com a conclusão dos inquéritos e indiciamento de autores. De acordo com Renan, esse índice chegou a 76%, o que contribuiu com a redução da violência no Estado.

“Foi quebrada a janela da impunidade, que é o crime compensar porque não é punido. Em 2015, conseguimos uma redução forte da violência, voltamos a patamares anteriores ao ano de 2008”, declarou.

Ainda segundo dados da Segurança Pública, o índice de roubo de motos caiu 11%. O de roubo de carros caiu 20,5%. E o total de assaltos a coletivos caiu 35,5%.

Além da redução do número de roubos, Alagoas alcançou índice de 70% de recuperação de veículos roubados.

Planos para 2016

De acordo com Renan Filho, a Segurança Pública terá reforço em 2016 com a ampliação do efetivo da Polícia Militar, por meio da convocação da reserva técnica; convocação da reserva da Polícia Civil; implantação da radiocomunicação digital; criação de centros integrados de Segurança Pública nos municípios; construção de novos batalhões da PM no interior e construção da Delegacia de Homicídios e Narcóticos de Maceió.

“São projetos antigos que sairão do papel com recurso do Detran. Também pretendemos realizar mais concursos, com menor periodicidade, de maneira que possamos selecionar os melhores e também para dar mais oportunidade aos jovens recém formados”, disse.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)