Redação
Alagoas alcançou uma redução de 18% no número de homicídios em 2015, com relação a 2014, voltando ao patamar de anos anteriores a 2008, segundo afirmou o governador Renan Filho (PMDB).
LEIA TAMBÉM
Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e foram apresentados nesta segunda-feira (04), em reunião na sede do órgão, no centro de Maceió, pelo governador e pelo secretário Alfredo Gaspar. Foram registrados 1.804 homicídios no ano passado, contra 2.201 no ano de 2014.
Maceió teve redução maior, de 23,31%. Foram 564 assassinatos em 2015 contra 735 no ano anterior.
Um índice destacado pelo governador foi o de elucidação de crimes, com a conclusão dos inquéritos e indiciamento de autores. De acordo com Renan, esse índice chegou a 76%, o que contribuiu com a redução da violência no Estado.
“Foi quebrada a janela da impunidade, que é o crime compensar porque não é punido. Em 2015, conseguimos uma redução forte da violência, voltamos a patamares anteriores ao ano de 2008”, declarou.
Ainda segundo dados da Segurança Pública, o índice de roubo de motos caiu 11%. O de roubo de carros caiu 20,5%. E o total de assaltos a coletivos caiu 35,5%.
Além da redução do número de roubos, Alagoas alcançou índice de 70% de recuperação de veículos roubados.
Planos para 2016
De acordo com Renan Filho, a Segurança Pública terá reforço em 2016 com a ampliação do efetivo da Polícia Militar, por meio da convocação da reserva técnica; convocação da reserva da Polícia Civil; implantação da radiocomunicação digital; criação de centros integrados de Segurança Pública nos municípios; construção de novos batalhões da PM no interior e construção da Delegacia de Homicídios e Narcóticos de Maceió.
“São projetos antigos que sairão do papel com recurso do Detran. Também pretendemos realizar mais concursos, com menor periodicidade, de maneira que possamos selecionar os melhores e também para dar mais oportunidade aos jovens recém formados”, disse.
LEIA MAIS