Incra doa terreno à Prefeitura e obras da Ecovia Norte devem ser retomadas

Publicado em 08/01/2019, às 16h09
-

Secom Maceió

Nesta terça-feira (8), foi assinado termo de doação de um trecho da Ecovia Norte entre a Prefeitura de Maceió e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com a assinatura do documento, a área que passa pelo Assentamento Provisão, administrado pelo órgão federal, foi doado para a Prefeitura e, assim, mais um entrave burocrático que impedia a construção da via foi solucionado.

LEIA TAMBÉM

O prefeito Rui Palmeira destaca a importância da avenida. “A Ecovia Norte é uma obra fundamental para a população do Benedito Bentes, do litoral norte e também para quem precisa se deslocar entre as duas pontas da cidade”, afirmou.

“Nós encontramos essa via com uma série de problemas, como a demarcação das áreas de desapropriação, que estava errada e precisou ser refeita. Com essa doação feita pelo Incra de uma parte da área do assentamento, por onde vai passar um trecho da via, nós sanamos mais um impasse. A única pendência agora é com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que esperamos em breve resolver e então iniciar as obras”, acrescentou Rui.

A via terá cerca de seis quilômetros e ligará os bairros de Guaxuma e Benedito Bentes. “É uma das maiores obras de Maceió em termos de mobilidade urbana, pois liga a parte alta da Capital ao Litoral Norte e vai ajudar a desafogar as avenidas Fernandes Lima e Menino Marcelo”, destacou o o secretário municipal de infraestrutura, Ib Brêda.

O superintendente do Incra em Alagoas, César Lira, ressaltou o empenho da Prefeitura de Maceió em solucionar o problema. “Esse é um impasse antigo e por passar em uma área de assentamento, administrada pelo Incra, precisávamos trabalhar em conjunto para encontrar uma forma de garantir o início das obras e também contemplar as 23 famílias assentadas. Por isso, agradecemos a sensibilidade da gestão municipal para que pudéssemos fazer do assentamento uma unidade produtiva como contrapartida. Quando a via for construída, os assentados poderão comercializar os produtos orgânicos produzidos na área”, explicou.

A presidente da Associação do Assentamento Provisão, Maria Luiza dos Santos, comemorou a assinatura do termo. “A construção desta avenida vai nos ajudar a vender nossos produtos e valorizar o nosso trabalho de produção de alimentos orgânicos”, afirmou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara