Redação
Um incêndio voltou a consumir o estoque de bio-combustíveis da GranBio, empresa produtora de biomassa localizada em São Miguel do Campos, a aproximadamente 60 km de Maceió.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram para o local para começar o combate as chamas, que já está sendo realizado por brigadistas de incêndio da própria empresa. Eles usam carros pipas e agem em parceria com brigadistas de uma usina de açúcar e álcool que fica na cidade, usando carros tanque para tentar resfriar o local.
O fogo também atingiu a vegetação na encosta da BR-101, no sentido Maceió/Agreste. Nesse local há equipes usando abafadores para tentar conter as chamas. O trânsito no local está lento, já que os caminhões que estão sendo usados combate a essas chamas estão parados no acostamento. Água e vinhaça estão sendo usadas no combate.
Leia mais:
Fogo atinge galpão de biocombustível em São Miguel dos Campos
A preocupação é que a tarde o vento muda e pode ser direcionada para a cidade de São Miguel dos Campos. No local dos cilos é possível ver restos do incêndio do começo de novembro ainda soltando fumaça.
A fumaça deste incêndio pode ser vista desde o balneário da Barra de São Miguel, a cerca de 30km de São Miguel dos Campos, onde a empresa é sediada.
A equipe da TV Pajuçara tentou conversar com pessoas da direção da empresa, mas ninguém da empresa quis se pronunciar.
Esta semana a empresa foi multada em R$ 230 mil pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), por um incêndio parecido com este de hoje, acontecido em 10 de novembro. A empresa informou que 10% do estoque havia sido consumido daquela vez.
Leia a nota na íntegra:
"A GranBio informa que um novo incêndio em seu Centro de Distribuição, em São Miguel dos Campos, AL, começou nesta manhã. Não há feridos. O local armazena os fardos de palha, matéria-prima para produção de etanol 2G na Bioflex, e fica cerca de 2 km distante da fábrica, que não foi atingida. As brigadas de incêndio da empresa e de usinas parceiras, assim como o corpo de bombeiros foram acionados imediatamente e começaram um trabalho de isolamento para evitar que o fogo se alastre. As causas estão sendo investigadas.
A GranBio destaca, ainda, que para o processo de produção de etanol 2G não faz queimadas controladas, uma vez que a palha de cana-de-açúcar estocada é utilizada integralmente para produção do biocombustível.
Notificação IMA:
A GranBio foi notificada hoje pelo IMA, mas ainda não teve acesso ao conteúdo do processo administrativo. A empresa informa ainda que tem 20 dias para apresentar sua defesa."
Veja mais imagens.
Novo incêndio atinge fábrica GranBio, em São Miguel dos Campos (Crédito: Henrique Pereira)
LEIA MAIS