TNH1 com Agência Alagoas
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) autuou em R$ 100 mil, nessa quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) por lançamento irregular de efluente em um canal que deságua na Laguna Mundaú, no bairro da Levada.
LEIA TAMBÉM
A denúncia chegou ao IMA por meio de um vídeo divulgado em um perfil do Instagram. As imagens mostram um caminhão de uma empresa terceirizada do Município lançando um efluente de cor escura com característica de esgoto no canal, nas proximidades do Mercado da Produção.
IMA autua Seminfra em R$ 100 mil por lançamento de efluente em canal que deságua na Laguna Mundaú
— TNH1.com.br (@PortalTNH1) March 14, 2024
Crédito: zazomcz pic.twitter.com/uMxkscPKn3
Uma equipe de fiscalização do órgão foi até o local e constatou a irregularidade. Além da Seminfra, a empresa terceirizada cujo caminhão aparece nas imagens também será multada.
O órgão da Prefeitura de Maceió foi autuado por infração grave, pelo fato de lançar efluentes não tratados oriundos de serviço de limpeza de galerias de águas pluviais.
O que diz a Seminfra - A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) esclarece que não há presença de esgoto, e que a água escura é resultado da mistura de terra e água limpa injetada pelo caminhão para a limpeza de galerias.
O órgão acrescenta que o caminhão pertence a uma empresa terceirizada e que trabalha unicamente com limpeza no sistema de drenagem.
Semurb - Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informa que mantém um trabalho diário de fiscalização e que, caso situações de irregularidades sejam flagradas, as penalidades serão aplicadas em conformidade com a lei.
LEIA MAIS